Brasil de Vinhos RECEBE Vanessa Stefani

Brasil de Vinhos RECEBE Vanessa Stefani

A combinação entre curiosidade e dedicação tem o potencial de abrir caminhos surpreendentes. Prova disso é Vanessa Stefani, profissional que tem a sensibilidade artística aliada ao rigor técnico, o que lhe rendeu o título de Enóloga do Ano de 2023 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Hoje uma das responsáveis pela produção de vinhos na vinícola Geisse, Vanessa não só se destacou em um mercado predominantemente masculino, mas o redefine, dia-a-dia, a sua maneira.

A história de Vanessa é uma inspiração não só para mulheres na enologia, mas para todos aqueles que, às vezes, precisam estar em movimento para encontrar seu caminho. Vanessa encontrou o seu de maneira mais pragmática que romântica. “Aqui em Bento Gonçalves havia procura por profissionais, existiam oportunidades de trabalho”, relembra. Isso, aliado à sugestão da cunhada, foi o ponto de partida para ingressar no curso que posteriormente se tornaria sua grande paixão.

A Enóloga do Ano – então estagiária na Bacardi Martini – chegou a simultaneamente cursar moda, área que não mais faz parte da sua vida profissional, mas ainda a inspira. “Cada ano temos características peculiares na uva, seja em função do manejo ou do clima”, diz Vanessa, que completa. “A elaboração do vinho é uma forma de arte, de expressão. Seja da tipicidade local, ou dos anseios do enólogo”.

Na Cave Geisse Vanessa desempenha um papel não apenas na manutenção da qualidade pela qual a vinícola é conhecida, mas também na inovação e experimentação. “Iniciei no laboratório e aos poucos fui assumindo mais, hoje atuo na parte técnica com ninguém menos que Mario Geisse e Carlos Abarzúa”, conta ela.

Em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, está a Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira – a primeira e única para espumantes do Novo Mundo. Na região, além da Geisse outras três vinícolas fazem parte da D.O. e produzem alguns dos espumantes mais premiados e reconhecidos no Brasil e no mundo.

A carreira de Vanessa simboliza a evolução da enologia brasileira em diferentes aspectos, não apenas por ser a primeira mulher a receber o título que hoje ostenta, também mostra como a preocupação com a excelência eleva o padrão da produção nacional, destacando o potencial do Brasil para se tornar um dos grandes players no mercado mundial.

Se queres conhecer mais sobre a enóloga do ano de 2023 e conhecer as opiniões de Vanessa Stefani sobre o futuro do vinho brasileiro, assista a entrevista completa ela no primeiro episódio da nova temporada do Brasil de Vinhos RECEBE em nosso canal no YouTube – já aproveita e te inscreve.

Na quarta-feira, dia 20 de março, às 19h30, nossa convidada será Caroline Dani, nova presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS).

Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br.

 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também