A notícia não é tão nova assim, mas recentemente começou a repercutir mais uma vez: o aeroporto Amerigo Vespucci Firenze-Peretola, localizado na cidade de Florença, na Itália, está passando por uma reforma e em breve terá um vinhedo de 7,7 hectares em seu telhado para recepcionar os turistas. Os vinhedos serão cultivados e as uvas colhidas por um dos principais vinicultores da região: o vinho será vinificado e envelhecido no local em adegas especializadas abaixo da área onde o solo começa a se inclinar para se tornar o telhado do terminal. O projeto está sendo realizado pela equipe do arquiteto Rafael Viñoly.
Pois além do vinhedo produzir vinho, terá outro grande benefício: as 38 fileiras que serão cultivadas ali vão contribuir para a Sustentabilidade. O vinhedo será sustentado por estruturas lineares de concreto pré-moldado, e entre cada uma dessas estruturas, inclinadas e elevadas, serão instaladas claraboias para inundar o interior com luz natural: Enologia e Tecnologia aliadas para garantir Sustentabilidade.
O vinhedo no telhado está localizado na ala internacional do aeroporto, e é uma homenagem à Toscana, conhecida como o coração vinícola da Itália. O projeto está programado para ser concluído até 2035, e a primeira fase deve terminar até 2026.
Selecionamos abaixo alguns sites que publicaram a informação:
Imagem: reprodução site Rafael Viñoly