6 LIVROS PARA SABER MAIS SOBRE VINHO GAÚCHO

6 LIVROS PARA SABER MAIS SOBRE VINHO GAÚCHO

Livros e vinhos sempre tiveram muita relação. Reflexão, contemplação, solidão, solitude, história, conhecimento. Assim como vinhos, os livros têm diferentes estilos e são direcionados para leitores específicos. Há os técnicos, os guias, os didáticos, os romanceados, os poéticos, os acadêmicos.

Mais de uma vez listamos livros que tem vinhos como tema, e agora nosso critério de seleção foi o destaque para os vinhos gaúchos, a presença importante deles em cada obra, ou autoria dos livros. Dos seis que escolhemos, três tem autores gaúchos, um é escrito por uma paulista, outro por um carioca. Além de uma obra que leva a assinatura de um argentino – porém o argentino mais gaúcho que conhecemos.

Aproveite o final de semana pra ler, de preferência na companhia de um bom vinho.

 

Gaúcho, é claro.

 

O clique nos títulos te leva direto pro link de compra, na amazon.

 

Vinhos dos Altos Montes, vinho brasileiro de qualidade e 101 vinhos brasileiros, por Michael Waller

Não são guias, mas são guias. Os livros de Michael Waller te levam a viajar pelo Brasil – e pelo Rio Grande do Sul, pela Serra Gaúcha em especial no caso do Vinhos dos Altos Montes. Waller apresenta rótulos, conversa com produtores, traz harmonizações, mostra a realidade do vinho e de quem faz o vinho com muita sutileza e sensibilidade. Livros pra ler e reler.

Sua excelência, o terroir, por Guilherme Pinz

O Guilherme é um sujeito gente boa, excelente conversa, companhia ideal para uma mesa recheada de delícias e bons vinhos em cantinas por aí. Mas além disso é um talentoso geólogo, especialista em solos, um profissional dos mais requisitados por diversas vinícolas de Sul a Norte do país. Em sua obra, Pinz desvenda, de forma simples e direta, os mistérios do terroir e deixa no ar uma pergunta: “Afinal, qual vinho é melhor?”. Não vale dizer o que tu mais gostas. Qual a resposta dele pra essa pergunta? Só lendo pra saber.

Vinho brasileiro, muito prazer, por Roberta Malta Saldanha

Uma paulista especialista na arte da boa mesa. Essa é Roberta Malta Saldanha, jornalista super experiente na área, que nesse livro apresenta o vinho aos não iniciados, suas lendas e suas origens até a chegada do Brasil. Aqui, mostra o mapa, as principais regiões e as novas fronteiras. E o Sul, claro, está muito presente em todas as páginas. Ah, e sendo um livro da Roberta logicamente está recheado de deliciosas receitas – já com sugestão de harmonizações.

Gente, lugares e vinhos do Brasil, por Rogerio Dardeau

É um livro, mas poderia ser chamado de enciclopédia. A próxima edição já está no forno, mas essa aqui merece ser adquirida também. O Dardeau é daquelas pessoas abnegadas que quando se apaixonam por algo, não conseguem parar. Em algum momento da vida se apaixonou pelo vinho e se dedicou a conhecer a maior quantidade possível de vinícolas pelo Brasil. Imaginem então quantas ele conhece aqui no Rio Grande do Sul….

Vinho sem frescuras, por Adolfo Lona 

Por último, mas não menos importante, o mestre Lona. Primeiro professor de vinhos de muitas pessoas – desta repórter que escreve, inclusive – Lona é encantador. Simpático, gentil, educado e um enólogo talentosíssimo, que escolheu o Brasil para morar há mais de 50 anos, vindo de Mendoza. Foi para a Serra Gaúcha e lá ajudou na transformação do vinho gaúcho, sendo um dos responsáveis pelo crescimento da importância do vinho brasileiro no cenário mundial. O livro de Lona tem de tudo: análise sensorial, história, formas de elaboração, processos, serviço, termos. Uma obra necessária para quem gosta de vinho. E quem não gosta?

 

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também