Vinhos, sucos, carnes, azeites e queijos – como o Etchêkoa da foto acima, que vem de Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, entre outras delícias. Rio Grande do Sul produz muito e com qualidade, mas vive tempos difíceis. As enchentes que atingem o estado já afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas e deixaram diversos produtores gaúchos sofrendo com suas consequências. Desafios não param de surgir, seja pelos trajetos bloqueados que impossibilitaram o envio de produtos, pela falta de demanda dos clientes ou até mesmo pelos impactos diretos das enchentes que destruíram casas, lojas e terras. Diante deste cenário, o casal formado pela jornalista Aline Barilli Alves e o empreendedor Bernardo Barbosa Ibargoyen iniciou o projeto “Produtores Gaúchos Unidos”, que busca conectar o produtor com o cliente.
A ideia já estava no papel havia um tempo, mas a situação pediu urgência: “Já tínhamos pensado em alguma forma de ajudar a escoar a produção gaúcha para fora do estado e entendemos que neste momento seria uma iniciativa necessária”, conta Aline. A plataforma Produtores Gaúchos Unidos está disponível para cadastro através do site produtoresgauchosunidos.com, para produtores e restaurantes. Durante o cadastro, são compartilhadas informações como uma lista de produtos que estão à venda e seus respectivos valores. A partir daí, os produtos são enviados em cargas compartilhadas para os interessados, para facilitar a comercialização.
Aline conta que surgiram oportunidades de ações como jantares beneficentes nesta primeira etapa: “Inicialmente estamos trabalhando conexões com chefs, armazéns, bistrôs”, relata. “Fechamos o pedido e encaminhamos direto para os restaurantes”, complementa. A primeira ação aconteceu no Restaurante Lassù, em São Paulo (foto acima). Um jantar com menu harmonizado em 6 tempos foi organizado pelos chefs convidados Rodrigo Oliveira (Mocotó), Henrique Schoendorfer (Lassù), Diego Sacilotto (Bocca Cucina), Odair Pereira (Nôsu), Luiz Américo Camargo (Na Janela), Ale Sotero (Mocotó) e Pedro Frade (Caramelo). Também colaboraram os empreendedores Ricardo Trevisani (Ristorantino) e Gabriel Gasparini (Sarjeta Bar, Food Busters e Curavino) e o sommelier Manoel Beato (Fasano). Apenas com esta primeira ação realizada já foram arrecadados R$ 180 mil e o Banco Sicredi promete dobrar este valor, que será doado na íntegra para o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC).
A queijaria Terroir da Vigia, que produz de queijos de leite de ovelha e vinhos naturais da Campanha Gaúcha – estes com a marca Vinhetica – e do Bioma Pampa, teve um de seus produtos utilizado no primeiro jantar. O queijo Etchêkoa foi ingrediente no prato feito pelo chef Diego Sacilotto, campeão do Masterchef Profissionais 2022. A polenta grelhada com Etchêkoa (foto acima), fez parte do menu. Graciela Bittencourt, empreendedora do Terroir da Vigia, conta que as vendas regionais vinham aumentando, mas que no momento a alternativa adotada é ampliar a comercialização para fora do estado: “Paramos de despachar daqui desde o começo do mês. Estamos tentando ver quando alguma rota alternativa vai ser restabelecida para podermos voltar a atender nossos clientes gaúchos”, conta.
A Gallon Sucos, pequena empresa produtora de suco de uva integral, foi afetada em pelo menos dois dos oito hectares de sua produção, situada em Linha Alcântara, Bento Gonçalves (RS). O empreendimento abastece restaurantes e lojas especializadas, mas está com as entregas paralisadas devido às condições de acesso das estradas do município. Além disso, Márcia Gallon, responsável pelo marketing da empresa, conta que a produção também está paralisada: “Nossa rua teve um grande deslizamento e precisamos aguardar a limpeza dessa área para que possamos voltar a trabalhar”, relata. Pensando em alavancar suas vendas assim que possível, Márcia conta que enxergou uma oportunidade no projeto Produtores Gaúchos Unidos: “Já vi um chef de cozinha de Porto Alegre interessado em utilizar alguns produtos e pedindo fotos para o pessoal que está participando”, conta.
Para o enólogo Daniel de Carvalho, da vinícola Peruzzo, situada na Campanha Gaúcha, o projeto é uma chance que não pode ser descartada: “Não podemos desperdiçar nenhuma possibilidade de negócio”, pondera Carvalho. Ele conta que o momento pode ser mais desafiador que a pandemia de COVID-19: “Entre os empresários se fala que muitos empreendimentos não irão resistir a mais esse baque”, alerta o enólogo.
Carvalho e os produtores da região estão unidos e realizando reuniões conjuntas para organizar o que é possível ser feito no momento. “Faço parte de um comitê de recuperação formado por empresários e estamos colocando nossas equipes para trabalhar em soluções digitais”, conta o enólogo. Segundo ele, atividades como elaboração de mapas, levantamento de trajetos, tempo, custo e o compartilhamento de demais informações que possam ser pertinentes aos turistas estão sendo trabalhadas. ‘’Tem muito sendo feito nos bastidores para que o turismo e os empreendimentos não fechem e consigam se reerguer”, conta Carvalho. Em uma destas reuniões (foto acima) estiveram presentes no restaurante Di Paolo, em Bento Gonçalves, representantes da Secretaria de Turismo, CIC, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH) e empreendedores do turismo da região.
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