É o Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, localizado em Bento Gonçalves (RS), no coração do Vale dos Vinhedos. O destaque principal foi para o VIK Chile, em Millahue, no Vale de Cachapoal, aos pés da Cordilheira dos Andes, que já havia recebido o prêmio em 2022 e 2023, um hotel boutique que oferece, entre diversas possibilidades, visita com degustação guiada à vinícola.
O World Travel Awards é uma premiação que existe desde 1983 e é reconhecida como marca de excelência na indústria, sendo apelidado como o “Oscar” do Turismo. A escolha é feita por profissionais do setor e também pelo público que frequenta os estabelecimentos.
A lista se completa com Casa de Uco Vineyard & Wine Resort, Entre Cielos Wine & Wellness Hotel, SB Winemaker’s House & Spa Suites e The Vines Resort & Spa, todos na Argentina, Clos Apalta Residence, no Chile e Narbona Wine Lodge, no Uruguai.
Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho, comemora a presença do único representante brasileito entre os 8 mais bem qualificados: “foi uma grata surpresa, são todos pequeníssimos hotéis boutique, com uma infraestrutura bem menos desafiante do que a nossa”, conta. O Spa do Vinho tem 128 suítes, centro de eventos, Spa vinoterápico com 3 mil m2 e 13 cabines, adega, cave, cinco restaurantes e 21 hectares com vinhedos da Denominação de Origem, além da vinícola Ales Victoria.
O modelo de negócio do empreendimento brasileiro é focado nas pequenas vinícolas que estão iniciando ou diversificando sua produção. “Administramos um condomínio onde cada vinícola participante determina a quantidade das castas disponíveis que utilizará a cada ano, a partir da quantidade mínima de meia tonelada, podendo ou não realizar a vinificação na propriedade”, explica Deborah. “As castas são as da D.O. Vale dos Vinhedos – Merlot, Cabernet Franc, Tannat e Pinot Noir, nas tintas; Chardonnay, nas brancas – e também outras que nossas pesquisas provaram ser expressivas neste terroir, como Alvarinho, por exemplo”, completa.
A vinícola pode participar do condomínio por um período mínimo de três anos – uma boa opção para produtores iniciantes que não tenham vinhedos próprios ou para quem quiser produzir a partir de uvas de terroir certificado para qualificar sua oferta. “E também é um excelente negócio principalmente para aqueles que desejam produzir vinhos premium ou de guarda”, completa Deborah.
Por ser um condomínio de vinícolas e não de lotes, o SPA do Vinho atende a uma importante demanda do setor ao ser uma opção de produção de vinho sem o investimento em implantação de vinhedos, um grande impeditivo para grande parte das pequenas empresas. “Entre nossos parceiros estão desde pequenas vinícolas como Berkano, Santa Bárbara e Vistamontes, até consagradas como Cave Geisse”, relata a empresária.
Deborah lembra ainda que, levando em conta a proximidade de Gramado – um dos clássicos destinos turísticos não só do estado mais também do país – a comemoração pelo reconhecimento é ainda maior, isso sem contar que, de acordo com ela, o Rio Grande do Sul, em especial, está passando por um dos piores momentos de sua história: “acreditamos que premiações como esta se devam a nossa filosofia de respeito ao terroir, promovendo experiências para quem ama vinho e busca por autenticidade e conhecimento”, diz, “não somos hoteleiros localizados em uma região enoturística: somos produtores inovadores no modelo e engajados na valorização do vinho e do território, como produtores da Denominação de Origem e promotores do vinho brasileiro”, sintetiza.
Foto: divulgação Spa do Vinho | Lucas Ramos Mendes
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.