“O setor vitivinícola brasileiro está preparado para evoluir no mercado mundial”

“O setor vitivinícola brasileiro está preparado para evoluir no mercado mundial”

Fernanda Spinelli (foto acima, arquivo pessoal Fernanda Spinelli), doutora em Biotecnologia é delegada científica brasileira na Comissão de Enologia da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Em outubro de 2024 Fernanda esteve na França durante o 45º Congresso Internacional da OIV, evento que comemorou os 100 anos da entidade. Durante o encontro, que contou com a presença de figuras representativas do setor do mundo todo, Fernanda foi eleita presidente da Subcomissão de Métodos de Análises da OIV pelos próximos três anos.

A pesquisadora brasileira, uma das grandes incentivadoras dos sucos de uva, apresentou um painel de análise sensorial sobre a bebida o congresso e surpreendeu a audiência, formada por participantes de 17 diferentes países.

No texto abaixo, Fernanda nos traz algumas percepções sobre o evento e suas conclusões.


 

“O setor vitivinícola brasileiro está preparado para evoluir no mercado mundial”

por Fernanda Spinelli*

Me sinto super grata em ter participado do 45º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e celebração ao Centenário da OIV, que aconteceram em Dijon – França, de 14 a 18 de outubro de 2024. Sem dúvida, foi uma grande experiência adquirir e trocar conhecimentos com colegas e amigos de diversos países.

Trabalhos do mundo todo foram apresentados, entre eles destaco as pesquisas brasileiras, que demonstram o nosso engajamento na vitivinicultura, com profissionais incríveis que estiveram junto nos representando.

Trago alguns destaques e tendências do setor, obtidos nessa semana intensa que tivemos:

– Promoção de produtos alcoólicos e não alcoólicos derivados da uva – nesse sentido o No-LOW se destaca, devido aos importantes desafios de mercado mundial: abre assim espaço para produtos como o suco de uva.

– Há um excesso de oferta mundial e uma tendência de queda no volume de consumo de vinho, por outro lado se pode observar um aumento da atenção para a qualidade do vinho que se consome.

– Vinho considerado cada vez mais como um patrimônio cultural.

– Aprovação de resolução que define ‘vinhas velhas’, termo utilizado sem critérios claros até o momento.

– Mudanças climáticas em pauta constante, aliadas à Sustentabilidade.

– Digitalização do setor vitivinícola é um caminho inevitável, que trará benefícios imensuráveis, inclusive como auxílio no acompanhamento e mitigação dos danos das mudanças climáticas.

Poderia listar mais inúmeros assuntos, mas o Congresso é um encontro que não representa apenas trabalhos científicos, mas sim a união de pessoas, troca de experiências e encontro de amigos do mundo todo por um amor em comum – a vinha, o vinho e seus derivados.

Tive a oportunidade de representar o Brasil como delegada em Assembleia Geral, junto à adida Agrícola da Embaixada de Paris, Helena Queiroz, na qual foram aprovadas 13 novas resoluções. Durante a assembleia, houve discursos inspiradores, com o da professora Regina Vanderlinde, que passa a ser presidente emérita da OIV, e do professor Luigi Moio, atual vice-presidente, que deixou lugar para a primeira presidente africana, Yvette Van der Merwe (foto acima, reprodução instagram OIV).

John Barker, diretor geral da OIV, apresentou seu plano estratégico com base nos seguintes eixos principais:

  1. Coordenar abordagens para a Sustentabilidade
  2. Promover a viticultura resiliente e sustentável
  3. Adaptar a enologia ao futuro
  4. Apoiar todos os produtos vitivinícolas
  5. Simplificar o comércio internacional
  6. Contribuir para a segurança do consumidor e informar as perspectivas sobre a videira, o vinho e a sociedade.

 

Temos anos promissores pela frente, e o setor vitivinícola brasileiro está preparado para compartilhar seus conhecimentos e evoluir junto ao mercado mundial.

* Fernanda Spinelli, doutora em Biotecnologia, delegada científica brasileira na Comissão de Enologia da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e presidente da Subcomissão de Métodos de Análises da OIV.

 

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também