Pra nós que gostamos, beber um bom vinho em companhia de amigos certamente é das coisas mais agradáveis que se pode fazer. Mas como tudo, há que ter parcimônia: tudo que é em excesso faz mal. Então pense aqui: qual é o melhor vinho? Mas calma, não estamos falando de estilo, região, país, uva, produtor, rótulo: estamos falando da essência, da filosofia, do conceito. Sim agora ficou mais claro: o melhor vinho é aquele que podemos lembrar.
Pensando nisso, e tendo como foco principal a saúde do bebedor de vinho, é que foi criado a Wine in Moderation, iniciativa desenvolvida pela WiM Association, uma entidade internacional sem fins lucrativos fundada por associações do setor vitivinícola e empresas líderes em vinho, que coordena o programa Wine in Moderation e expande seu alcance e impacto em todo o mundo. E para dar mais visibilidade ao projeto, em 2023 foi criado o Wine in Moderation day, marcado para acontecer sempre no dia 8 de novembro, por todo o mundo. Por enquanto os eventos ainda não estão sendo realizados no Brasil, para conferir a programação pelo mundo, acesse o site da Wine in Moderation.
“O objetivo do Wine in Moderation Day é reforçar nossa missão de capacitar profissionais e consumidores do vinho a fazer escolhas responsáveis’, diz Sandro Sartor, presidente da Wine in Moderation. “Embora incentivemos a moderação durante todo o ano e queiramos que todos os nossos consumidores se lembrem disso toda vez que desfrutem de uma taça de vinho, queremos celebrar o conceito de consumo responsável em um único dia: entender e apreciar o vinho de uma forma que aprimore a experiência e crie memórias duradouras”, complementa.
Nadia Fritella, secretária geral da WiM, afirma que compartilhar a mensagem de moderação e consumo responsável com os consumidores de vinho no Brasil, onde a cultura do vinho vem crescendo rapidamente, é crucial para o setor vitivinícola: “enfatizamos a importância de saborear o vinho com moderação e responsabilidade. Ao promover uma abordagem equilibrada para o consumo, incentivamos os brasileiros amantes do vinho a fazer escolhas informadas e conscientes que contribuam para um estilo de vida equilibrado e uma cultura de vinho mais sustentável”, argumenta. “Em um país onde a apreciação do vinho está em ascensão, essa mensagem é vital para cultivar uma cultura que valoriza a qualidade em detrimento da quantidade, permitindo que os consumidores desfrutem dos ricos sabores e da herança do vinho sem abusar do produto”, conclui.
A campanha de 2024 inclui uma série de eventos e atividades promocionais em diferentes nações, regiões e localidades. Cada país decidirá como organizar seu dia em torno da mesma campanha, com o objetivo de educar os consumidores sobre a importância do consumo responsável, celebrando a herança cultural do vinho, em atividades que incluem comunicação digital, eventos, encontros com jornalistas e treinamento de profissionais do vinho, por exemplo.
No Brasil podemos chamar a iniciativa de algo como Dia Internacional do Vinho com Moderação, criada para inspirar respeito pelo vinho como produto da cultura, contribuindo para estilos de vida saudáveis e redução dos malefícios do álcool. O programa baseia-se em evidências científicas, educação e autorregulação para organizar e capacitar os profissionais do vinho com as informações e ferramentas para apresentar o vinho de forma responsável, aumentando a conscientização e o conhecimento sobre padrões de consumo responsável e moderado de vinho – além, claro, de inspirar os consumidores a desfrutar do vinho e de sua cultura de forma saudável, positiva e amigável. O Wine in Moderation é uma iniciativa global, mas que é implantado pelo mundo respeitando a diversidade cultural local.
Imagens: Wine in Moderation
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.