Pela primeira vez o processo documental que integra o método de concessão do selo da D.O.V.V. será feito de modo eletrônico, a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae-RS para as regiões que têm de Indicação Geográfica para vinhos e espumantes no Estado. A novidade começa pelos rótulos que estampam a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, gestora da Indicação Geográfica da região, recebe o Formulário de Declaração de Safra até o dia 20 de novembro. Essa é a primeira etapa para que as vinícolas se credenciem ao reconhecimento de Denominação de Origem ou de Indicação de Procedência, comprovando a procedência da uva utilizada. Nessa declaração as vinícolas informam, entre outras especificidades, a quantidade de vinho que desejam certificar, a quantidade de uva utilizada e a respectiva nota fiscal. “Esse documento tem por finalidade comprovar a origem da matéria-prima”, diz Jaime Milan, consultor técnico da Aprovale. “Depois da conferência dos dados é agendada a coleta das amostras que serão encaminhadas para a avaliação sensorial”, complementa.
No decorrer do processo, o sistema de gerenciamento eletrônico da IG ainda será alimentado com outras informações. Serão inseridos os laudos das análises físico-químicas e análises sensoriais que fazem parte do processo de obtenção da D.O., por exemplo. A documentação cadastrada no sistema será validada ainda pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica, que vai analisar se cada vinho inscrito atendeu aos requisitos e pode seguir para a próxima etapa, a de coleta de amostras, que terá início a partir do dia 25 de novembro. As garrafas são lacradas e recebem como identificação apenas um código e o tipo de uva utilizada para a elaboração, sem a identificação da vinícola à qual pertencem. É desta forma que elas chegam para a etapa de avaliação sensorial, organizada pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, que vai ocorrer nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Além de enólogos da Aprovale, as amostras serão analisadas por profissionais representantes da Associação Brasileira de Enologia e da Embrapa Uva e Vinho.
Fotos: divulgação Aprovale.
com informações da assessoria de imprensa da Aprovale.
Para sugestões de pauta e envio de artigos escreve para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.