As maratonas nos vinhedos são festivais sensoriais

As maratonas nos vinhedos são festivais sensoriais

Pedimos um artigo para uma jornalista e recebemos praticamente uma reportagem. Mas o texto da Manoela Tomasi ficou tão legal que deixamos publicado praticamente na íntegra. A Manoela, jornalista que trabalhou anos em assessoria de imprensa, em um momento de sua vida descobriu o Direito e buscou a formação na área. A hoje jornalista e advogada usava as horas de folga pra correr. E o que era uma diversão, uma forma de cuidar da saúde, virou uma paixão. E é sobre essa paixão que a Manoela escreve aqui, mais especificamente sobre correr em meio aos vinhedos.

Boa leitura. 

———-

Correndo nos Vinhedos: mais que vinhos, conheça os desafios e belezas das corridas na Serra Gaúcha

* Manoela Tomasi

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados do Brasil, não apenas pelas suas paisagens deslumbrantes, mas também pela rica cultura do vinho que permeia a região. Porém, nos últimos anos, ela também tem sido o cenário perfeito para novas aventuras – ou melhor, para novos corres. Estamos falando de uma das atividades físicas mais antigas do mundo e que vem ganhando novos adeptos a cada dia: a corrida de rua.

Para os corredores apaixonados pela experiência de explorar novos territórios, correr entre as videiras é correr no paraíso, já que é possível unir o desafio das altitudes, estar entre a natureza e ainda, talvez a melhor parte, degustar o melhor que a viticultura brasileira tem a oferecer. Realmente ficar mentalizando o momento da chegada é um incentivo e tanto para correr curtas ou longas distâncias.

Desafio das Subidas

As inclinações das montanhas exigem treino, resistência e técnica para que os corredores evitem lesões ao longo do percurso. Apesar da exigência no preparo, a sensação de superação que a corrida proporciona é ainda maior após as subidas e descidas dos vinhedos.

Quando participei da VinoRun (foto acima, arquivo pessoal), em 2023, em Farroupilha(RS), me inscrevi para correr seis quilômetros já que ainda estava insegura quanto à altimetria da prova. Lembro de terminar a distância querendo mais. Naquela ocasião, o pós-prova era o sonho do corredor que ama a boa gastronomia: degustação à vontade de massas e vinhos. A prova foi realizada pela Casa Perini e todos os vinhos eram do local.

Vinho: O Brinde Final

Muitos eventos de corrida na região incluem parcerias com vinícolas, possibilitando que os corredores se deliciem com uma taça de vinho como uma troca pelo suor deixado na Serra. As provas acabam sendo verdadeiros festivais sensoriais: corres, vinhos, comidas, música e paisagens. O aumento do número de corredores resultou também em novas provas. Dados da Tickets Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos no Brasil, mostram que entre 2022 e 2023, houve uma alta de 20% de provas no Brasil.

Na Serra Gaúcha temos pelo menos três eventos que movimentam os corredores anualmente, além de proporcionar a conexão entre os turistas esportivos e produtores locais. Ah, para quem está pensando no desafio, vale a pena lembrar que, quanto mais alta for a elevação ou ladeira (descobri que apenas no Rio Grande do Sul se fala “lomba” e em algumas regiões se diz “piramba”), também mais linda será a vista!

Confira aqui a programação das corridas na Serra Gaúcha 2025:

09 de fevereiro – Maratona do Vinho em Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul (RS)

29 de março –  Casa Perini Vino Run Summer 2025 em Farroupilha (RS)

17 de maio – Wine Run Brasil em Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul (RS) 

* Manoela Tomasi, é jornalista, advogada e empresária

Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para comercial@brasildevinhos.com.br e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também