Quem se interessa muito ou mesmo pouco por vinho certamente já ouviu, leu ou disse que a safra 2020 é a famosa “Safra das Safras”. Pois agora 16 vinhos brasileiros, de 16 vinícolas – todas elas do Rio Grande do Sul – foram escolhidos como os destaques da 28a edição da Avaliação Nacional de Vinhos promovida pela Associação Brasileira de Enologia, que neste ano teve a participação de 56 vinícolas com um total de 395 amostras envolvidas, vindas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e São Paulo. Foram seis categorias divididas em grupos, abarcando grande parte da produção nacional.
Com a pandemia, o grande evento de degustação desta vez foi feito virtualmente, com o envio de 700 kits para a casa dos participantes, que acompanharam o evento online. As caixas com amostras foram vendidas em menos de duas horas e seguiram para enófilos espalhados por todo o Brasil, além de países como Uruguai e Chile.
Os vinhos foram degustados às cegas por 64 enólogos, entre os dias 15 e 18 de setembro deste ano. A cada rodada os degustadores tinham como informação apenas o grupo do vinho, sem mencionar a variedade da uva – exceção feita aos varietais Chardonnay, experimentando um total de até 28 amostras por grupo.
O método de avalição seguido foi baseado na Organização Internacional do Vinho e na União Internacional dos Enólogos – uma escala de 0 a 100 pontos, determinador por 10 diferentes variáveis englobando Aspecto, Olfato, Paladar e Avaliação Global. As amostras degustadas estavam em temperaturas de 10o – para brancos e bases de espumantes, e 17o para os tintos.
As notas finais de cada vinho foram obtidas a partir do cálculo de seis a oito notas por grupo, em função dos protocolos de segurança para a Covid-19. Para desempate, foi considerada a média aritmética seguida pelo desvio padrão.
Confira os 16 vinhos representativos selecionados pelo painel de degustação da Associação Brasileira de Enologia
Categoria: Vinho base para espumante
01 – Chardonnay
Cooperativa Vinícola Aurora
02 – Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir
Chandon do Brasil
03 – Pinot Noir
Casa Valduga Vinhos Finos
Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
04 – Riesling Itálico
Cooperativa Vinícola Garibaldi
05 –Chardonnay
Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
06 – Sauvignon Blanc
Vinícola Família Lemos de Almeida
07 – Moscato Giallo
Hortência Vinhos e Espumantes
Categoria: Rosé Fino Seco
08 – Cabernet Sauvignon
Vinícola Almadén
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
09 – Merlot
Vinícola Salton
Categoria: Tinto Fino Seco
10 – Tannat
Casa Perini
11 – Cabernet Franc
Vinícola Don Guerino
12 – Tannat
Família Bebber
13 – Merlot
Pizzato Vinhas e Vinhos
14 – Merlot
Vinícola Cave de Pedra
15 – Tinto de Corte (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat)
Casa Venturini Vinhos e Espumantes
16 – Tinto de Corte (Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tempranillo, Touriga Nacional, Tannat
Vinícola Miolo