Até o dia 22 de agosto mais de 30 enólogos estarão envolvidos na grande operação de coletar as amostras direto dos de tanques de aço inox e barricas de carvalho nas vinícolas que inscreveram seus vinhos para a maior degustação de uma safra do mundo. Serão 16 dias de coleta em pontos extremos do Brasil, com algumas amostras sendo transportadas por quase 4 mil quilômetros até Bento Gonçalves (RS), onde ficam armazenadas sob controle da Associação Brasileira de Enologia (ABE) até a próxima etapa do processo. A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2025 é a maior da história, reunindo 536 amostras de 76 vinícolas de oito estados brasileiros – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – além do Distrito Federal.
O trabalho é sistemático e segue um padrão único em todas as vinícolas, com rígido controle em todo o processo. São coletadas quatro garrafas de cada amostra, preferencialmente bordalesas na cor verde (750 ml), sem rótulo, que são identificadas apenas por um código correspondente ao número da Ficha de Inscrição, com todo procedimento acompanhado por um funcionário da vinícola. Depois disso todas as garrafas são colocadas em uma caixa de papelão da ABE. De carro ou de avião as amostras têm como destino a Capital Brasileira do Vinho, onde permanecem armazenadas até a próxima etapa – a degustação de seleção que acontece no início de setembro e será feita por um corpo técnico formado por dezenas de enólogos.
“Essa é uma etapa silenciosa, mas extremamente estratégica da Avaliação Nacional de Vinhos”, explica Mario Lucas Ieggli, “é quando começamos a construir o que o público verá lá na frente. Coletar direto dos tanques e barricas, com controle técnico e padronização, garante a transparência do processo e reforça a credibilidade que o setor deposita na Avaliação”, explica o enólogo presidente da ABE.
Encerrada a coleta, a ABE dá início à degustação de seleção, etapa 100% técnica que reúne mais de 100 enólogos para a análise sensorial de todas as amostras. Às cegas, os especialistas degustam todas as amostras seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A partir dessa avaliação, são identificados os 30% mais representativos de cada categoria. Desses, 16 vinhos são selecionados para representar a Safra 2025 na apresentação oficial da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos, marcada para o dia 25 de outubro, às 17h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
Neste grande encontro do vinho brasileiro, 800 apreciadores degustarão simultaneamente os vinhos escolhidos. Os ingressos para o público geral estarão disponíveis a partir de agosto no site da ABE.
Com informações da assessoria de imprensa da ABE
Fotos da edição de 2024: Jeferson Soldi
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.