Em 2027 Bento Gonçalves (RS) será sede do 24º Congresso Internacional GiESCO, um dos mais importantes eventos de viticultura e enologia do mundo. O encontro deverá se realizar entre os meses de outubro e novembro de 2027. Na mesma assembleia, também foi definida a sede do 25º Congresso, em 2029, que será realizado na China, superando a candidatura de Bordeaux, na França.
A proposta foi apresentada pelo pesquisador Giuliano Elias Pereira (foto acima), da Embrapa Uva e Vinho, durante a assembleia de encerramento da 23ª edição do evento, realizada em Geisenheim, na Alemanha, em encontro que contou com a participação de 350 pessoas de 24 países.
De acordo com material produzido pela Embrapa Uva e Vinho – que ficará responsável pela organização do evento em parceria com diversas instituições do setor – este anúncio marca um momento histórico para a pesquisa vitivinícola brasileira.
Durante o encontro deste ano pesquisadores, professores e estudantes do mundo todo discutiram temas centrais para o futuro da viticultura, como manejo de solo e água, digitalização, mecanização e robótica, viticultura orgânica e sustentável, biodiversidade, mudanças climáticas e produção de espumantes, entre outros assuntos.
Um dos destaques foi a apresentação de tecnologias de simulação de aquecimento global em vinhedos da variedade Riesling, na Universidade de Geisenheim, por meio da aplicação controlada de CO₂ nas videiras. A programação também incluiu visitas técnicas a vinícolas, vinhedos experimentais, adegas e atrações culturais da região do Reno, com degustações de vinhos e comidas típicas.
Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa Uva e Vinho.
Fotos: divulgação Embrapa
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.