Flores da Cunha (RS), cidade distante cerca de duas horas da capital gaúcha, é a maior produtora de uvas com foco na produção de vinho. Somente no município de cerca de 30 mil habitantes há pelo menos 1,5 mil famílias diretamente envolvidas na produção de uvas, palco e atores perfeitos para a cidade sediar a festividade da 1ª Abertura Nacional da Colheita da Uva. E como cenário, os vinhedos da vinícola Luiz Argenta – históricos pois ali, durante muitos anos, estivam localizados os vinhedos que produziram vinhos para a extinta Companhia Vinícola Riograndense.
Os dados apresentados pela Emater/RS-Ascar, afirmam que a produtividade da safra de uva gaúcha 2025/2025 pode chegar a 905.291 toneladas, um aumento em até 10% em relação à safra anterior. Hoje há 42.407 hectares de parreiras destinadas à indústria no Rio Grande do Sul e 3.383 hectares ao consumo in natura ou mesa.
“A estimativa de uma safra superior a 900 mil toneladas confirma a força da vitivinicultura gaúcha e o trabalho qualificado das famílias produtoras”, disse na abertura do evento o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum.
Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.
Foto: Esther Boeira
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Os artigos assinados não refletem a opinião dos sócios do Brasil de Vinhos. Se quiseres sugerir um artigo ou uma reportagem, escreve para [email protected]
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.


