Diversidade de terroirs e vinhos de baixo teor alcoólico devem marcar a participação do Brasil na Wine Paris 2026

Diversidade de terroirs e vinhos de baixo teor alcoólico devem marcar a participação do Brasil na Wine Paris 2026

A partir de segunda-feira, dia 9 de fevereiro e até dia 11, oito vinícolas serão o Brasil na Wine Paris (foto acima, edição 2025): Aurora, Bárbara Eliodora, Casa Almeida Barreto, Casa Valduga, CRS Brands, Verano Brasil, Miolo e Salton. Esta será a segunda participação de uma missão brasileira no evento, a partir do projeto setorial Wines of Brazil.

Vale salientar a diversidade entre as empresas, marcas de diferentes regiões do país. Do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, principal polo produtor brasileiro, Aurora, Casa Valduga, Miolo e Salton; da região Sudeste, estados de São Paulo e Minas Gerais, Casa Almeida Barreto, CRS Brands e Barbara Eliodora, e do Vale do São Francisco, de Pernambuco, Verano Brasil. Essas vinícolas exemplificam muito bem a peculiaridade brasileira de ser o único país do mundo a ter três tipo de viticultura: Tradicional, de Inverno e Tropical.

No dia 12 de fevereiro a sommelière Marina Giuberti, brasileira radicada em Paris, conduz um evento de degustação em parceria com a embaixada do Brasil, em um encontro de promoção paralelo. Na ocasião, programada para receber convidados do trade internacional, as vinícolas brasileiras vão apresentar seus produtos a potenciais compradores, importadores e formadores de opinião.

Em 2025 três vinícolas participaram da Wine Paris: Bom Dia Brazilian Bubbles, Casa Valduga e Miolo. De acordo com as informações levantadas pelo Wines of Brazil junto às empresas, a ação resultou em cerca de USD 310 mil em negócios internacionais fechados durante a feira, além de uma projeção de USD 1,5 milhão em negócios para os 12 meses seguintes, decorrentes dos contatos realizados no evento.

Saiba mais sobre a participação das vinícolas brasileiras na edição 2026 da Wine Paris

Cooperativa Vinícola Aurora

Espumantes, vinhos leves e produtos sem álcool (foto acima) serão os destaques da cooperativa na Wine Paris e também na ProWein, na Alemanha, no mês de março, acompanhando os movimentos de mercado que apontam as tendências de consumo de produtos com menor teor alcoólico.

Giorgia Mezacasa Forest, supervisora do Departamento de Importação e Exportação da Cooperativa Vinícola Aurora, aponta a relevância dos eventos internacionais: “é um momento de checagem de mercado e de confirmação do nível de qualidade dos nossos produtos. Queremos encontrar os parceiros certos para cada categoria”, relata.

Casa Almeida Barreto

Quatro vinhos de Inverno, produzidos a partir do sistema de Dupla Poda serão apresentados por Gabriel de Almeida Barreto na Wine Paris: varietais de Viognier (foto acima), Syrah, Cinsault e Cabernet Franc – estes dois últimos, da linha Paralelas, estarão sendo lançados na França.

Além do espaço institucional para divulgação da marca, contatos e potenciais negócios, a Casa Almeida Barreto já tem algumas reuniões agendadas com potenciais importadores. “É um momento de estar atento a tendências e produtos que possam me inspirar”, diz Gabriel.

Casa Valduga

A Valduga leva seus rótulos Casa Valduga e Ponto Nero (foto acima), além de produtos da Casa Madeira para a Wine Paris. Pela Casa Valduga, o destaque fica para rótulos consagrados e reconhecidos internacionalmente, como a linha 130, além dos espumantes Maria Valduga Brut e Maria Valduga Nature. A marca também apresenta vinhos da linha Terroir Exclusivo.

A Wine Paris será palco de uma novidade da marca: a feira marca a prévia internacional do 130 D.O. Extra Brut, que ainda não teve lançamento oficial no mercado.

Miolo Wine Group

Primeiro evento internacional do ano, o grupo aproveitará a oportunidade para apresentar seu portfolio de marcas brasileiras: Miolo (foto acima), Seival, Almadén e Terranova. Além disso a Bodega Renacer, adquirida pelo grupo em 2024, estará com estande próprio.

A participação na Wine Paris abre a agenda internacional do Grupo Miolo em 2026, que inclui ainda feiras na Alemanha, Estados Unidos e China.

Salton

A estratégia da vinícola foca na consolidação da imagem do Brasil como produtor de vinhos e espumantes de alto padrão. Na França apresenta seus produtos na Wine Paris e também no evento exclusivo para compradores, no dia 12 de fevereiro.

Em março a marca também participa da ProWein, na Alemanha, onde apresenta seus ícones e também produtos que passaram a ser tendência global de consumo: a categoria de bebidas não alcoólicas (foto acima).

Verano Brasil

Única vinícola nordestina no evento, a Verano Brasil estreia na Wine Paris apresentando diversos produtos, entre frisantes, espumantes (foto acima) e tranquilos.

“Vamos mostrar um portfólio que carrega a identidade dos vinhos sertanejos, exibe nosso potencial para diversidade e mostra que estamos alinhados às tendências atuais de consumo, como é o caso dos vinhos de baixo teor alcoólico”, destaca Evandro Giacobbo, diretor comercial da Verano Brasil.

 

Fotos: divulgação vinícolas, Consevitis e Wine Paris (Phil Labeguerie)

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Os artigos assinados não refletem a opinião dos sócios do Brasil de Vinhos. Se quiseres sugerir um artigo ou uma reportagem, escreve para [email protected]

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também