Vinhos de Inverno ganham centro de pesquisa no Distrito Federal

Vinhos de Inverno ganham centro de pesquisa no Distrito Federal

Com investimento aproximado de cerca de R$ 5 milhões e previsão de iniciar as operações em três meses, o Centro de Análises e Pesquisa da Vitivinicultura Brasileira foi concebido a partir de um convênio entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno.

“O laboratório nasce com um papel complementar e estratégico, especialmente por estar em uma região que até então não contava com uma estrutura especializada para a matriz uva e vinho”, explana Fernanda Spinelli (foto acima, à frente do laboratório), responsável pela estruturação do Centro em trabalho conjunto com o engenheiro químico Gilberto Cargnel, a engenheira de alimentos Susiane Leonardelli e com Geraldine Cornutti, especialista em controladoria, que atua na análise econômica e de oportunidades do empreendimento.

Engenheira de alimentos, doutora em Biotecnologia e atualmente na presidência da Subcomissão de Métodos de Análise da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Fernanda tem mais de duas décadas de experiência em análises enológicas, atuando no Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva – LAREN, em Caxias do Sul.

A equipe operacional do laboratório será formada por profissionais qualificados nas áreas analítica e enológica, que atuarão tanto nas rotinas laboratoriais quanto no suporte técnico ao setor.

Necessidades atendidas

Até este momento, sempre que as vinícolas necessitam análises externas, precisam direcionar suas amostras a laboratórios localizados na região Sul, o que dificulta a logística e encarece o serviço. A construção do centro de pesquisas vai beneficiar principalmente os produtores dos Vinhos de Inverno, estabelecidos nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.  

O grande diferencial deste laboratório está na combinação entre localização estratégica, proposta de descentralização e atuação técnico-científica ampliada”, explica Fernanda, “este será o primeiro laboratório especializado em vinhos na região Centro-Oeste, e vai contribuir para reduzir a concentração histórica de serviços analíticos no Sul do país, facilitando o acesso para produtores de regiões emergentes”, conta.

A especialista garante que mais do que um laboratório analítico, o centro se posiciona como um hub técnico da vitivinicultura brasileira: “vai fortalecer a produção dos Vinhos de Inverno, oferecendo estrutura para controle de qualidade, rastreabilidade e suporte à certificação em novas fronteiras produtivas, aproximando ciência, inovação e qualidade das regiões em expansão, impulsionando o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura brasileira”, diz a especialista.

O laboratório permitirá reduzir custos logísticos, ampliar o acesso a análises de qualidade e fomentar a pesquisa e a inovação. Com infraestrutura moderna e adoção de métodos reconhecidos internacionalmente (como os da OIV), o laboratório contribuirá diretamente para a elevação dos padrões de qualidade e para o desenvolvimento técnico da vitivinicultura brasileira.

 A estrutura

Responsável por coordenar a parte técnica do laboratório, Fernanda explica que em sua fase inicial o laboratório está sendo estruturado para atender às análises recomendadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para o controle de qualidade e conformidade de vinhos e derivados da uva, bem como análises específicas já realizadas nos vinhos da ANPROVIN para acompanhamento dos produtos. A implantação ocorre de forma faseada, contemplando aquisição, instalação, qualificação, validação dos equipamentos e treinamento de colaboradores, até que o laboratório esteja plenamente operacional e em conformidade com os requisitos técnicos e normativos aplicáveis, o que deve ocorrer em até 90 dias.

“É um conjunto robusto de análises clássicas e instrumentais, apoiadas por equipamentos de alto padrão, incluindo sistemas da linha Gibertini (como destilador eletrônico enológico, balança hidrostática e analisador de SO), além de plataformas analíticas avançadas como o Steroglass HyperLab Smart, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (GC/FID), ambas da AgilentTechnologies. Destaco também um equipamento adquirido da marca italiana Steroglass, fundamental para acompanhamento dos pontos de colheita da uva, fermentação, pré e pós engarrafamento, assim como a análise de mais de 20 parâmetros simultanêosatravés de kits enzimáticos”, especifica a pesquisadora

Os centros de referência em pesquisa

No Brasil, a principal referência em análises de vinhos e derivados é o LAREN – Laboratório de Referência Enológica, vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPI), localizado em Caxias do Sul (RS).

O LAREN realiza análises físico-químicas, cromatográficas e isotópicas, possui acreditação junto ao Inmetro e credenciamento pelo MAPA, além de integrar a rede nacional de laboratórios agropecuários, sendo fundamental para os programas oficiais de controle e qualidade do setor.

Há também laboratórios privados especializados na matriz uva e seus derivados, como o Laboratório LABRAN, localizado em Caxias do Sul, e o LAVIN, em Flores da Cunhaambos prestam serviços a vinícolas, desde consultoria até a parte analítica.

Fotos: Arquivo Pessoal | Fernanda Spinelli e Brasil de Vinhos | Lucia Porto.  

Para sugestões de matérias escreve para [email protected]. 

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem. 

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram. 

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco. 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também