Em encontro exclusivo para vinícolas interessadas, gestor da eureciclo revela como adotar práticas sustentáveis e lucrativas na produção de vinhos
No mundo das vinícolas, cada rótulo conta uma história. O Brasil, com sua rica diversidade de terroirs, é cheio delas. E cada uma delas vive dentro de uma garrafa – de milhões delas.
Por isso, adotar práticas sustentáveis tornou-se um fator importante e decisivo, já que o vidro é um material 100% reciclável. Isso significa que, após degustar um vinho, a garrafa vazia pode entrar em um ciclo que a utilizará integralmente na fabricação de outras garrafas.
Quando recicladas, estas embalagens poluem menos do que se fossem produzidas a partir de matéria prima virgem. Essa prática tem um papel significativo na redução da pegada de carbono – nome dado à quantidade total de gases de efeito estufa liberada por uma organização.
Estes gases retêm calor na atmosfera, causando o aquecimento global ao absorverem a radiação solar refletida pela Terra. O fenômeno desencadeia mudanças climáticas, impactando ecossistemas, padrões de clima e ameaçando a biodiversidade como um todo.
Para fazer a diferença, as vinícolas têm a oportunidade de trilhar o caminho da sustentabilidade a partir de uma prática inovadora chamada de logística reversa – uma solução oferecida pela eureciclo.
O processo consiste na compensação ambiental dos resíduos produzidos pelas empresas que, através de investimentos na cadeia de reciclagem, diminuem o impacto de suas embalagens após serem consumidas. Em troca, elas recebem certificados de reciclagem.
Estes certificados garantem selos de responsabilidade ambiental que podem ser divulgados nas embalagens dos produtos, sendo um diferencial importante na maneira com que o negócio é percebido pelos consumidores.
O compromisso das empresas com a preservação do meio ambiente já é considerado fator decisivo na hora da compra, tendo em vista que parte da população está cada vez mais engajada e consciente das mudanças climáticas.
A fim de ampliar a compreensão sobre o assunto, o Brasil de Vinhos promove uma conversa com Arthur Costa, líder no desenvolvimento de parcerias da eureciclo.
Costa é administrador de empresas com especialização em Growth & Produtos Digitais, com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento e estruturação de negócios, planejamento de marketing e gestão de vendas. O encontro – com vagas limitadas – é direcionado a gestores de vinícolas que buscam adotar políticas sustentáveis nas indústrias.
Não é a primeira vez que o assunto é abordado no Brasil de Vinhos, estas alternativas já foram apresentadas para um grupo de empresários em uma conversa com Elis Koch, responsável pela logística reversa na eureciclo.
Para quem busca entender melhor como isso funciona e não está vinculado a nenhuma empresa, o episódio 022 da Temporada 2 do Brasil de Vinhos RECEBE, com Tania Sassioto, uma das diretoras da iniciativa, está disponível na íntegra em nosso canal no YouTube.
Se quiseres saber mais sobre esta e outras oportunidade para conhecer a fundo a reciclagem e suas vantagens para a indústria do vinho, clique aqui e entre em contato.