A arquiteta expert em vinho

A arquiteta expert em vinho

Vanja Hertcert é arquiteta e urbanista, especializada em espaços para vinícolas e Enoturismo. Formada pela ULBRA-RS, atua como profissional desde 1985, e dez anos depois passou a concentrar sua atuação em projetos novos e revitalizações de espaços destinados à produção e venda de produtos vinculados à vitivinicultura e ao Enoturismo. Mestre em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do RS, com o tema ‘Arquitetura para uma Enologia de Excelência’, é professora na URM-SP, no MBA de Arquitetura do Luxo, onde tem a Arquitetura no mundo do vinho como eixo de suas aulas.

Em abril de 2023 conversamos com Vanja sobre estes temas no episódio #017 Brasil de Vinhos RECEBE.

Para celebrar 40 anos de carreira – 30 deles ligados à arquitetura do vinho – Vanja lançou o livro Arquitetura de Vinícolas, onde apresenta 39 projetos ligados ao setor. A obra pode ser encomendada direto com a arquiteta pelo instagram.

Aproveitamos esta oportunidade para mais uma vez trocar ideias com a arquiteta expert em vinhos, desta vez no episódio 74 do Brasil de Vinhos RECEBE.

Confira abaixo alguns pontos da conversa, depois assista o programa na íntegra.

Boa leitura.

——————–

O vinho já fazia parte da tua vida antes de começares a trabalhar com ele?

O vinho nos acompanha do sagrado ao profano, está na liturgia, em todos os lugares. Fui educada em colégio religioso a vida inteira, então desde sempre o vinho foi algo meio que sagrado. É uma bebida mais elegante, eu diria, e sempre gostei de vinho, mas nunca imaginei que me tornaria uma expert em espaços e processos de produção de vinho.

Como começaste a trabalhar com vinhos?

Há 30 anos vim para o Vale dos Vinhedos para acompanhar um projeto de Enoturismo que se instalava aqui quando nem se usava ainda essa expressão. A Maison Forestier na época tinha sido vendida da Seagram para um grupo brasileiro e estava planejando um complexo com diversas atividades

E como foste te especializando no assunto?

Participando de feiras e congressos, entendendo mais dos processos, depois aprendendo como preparar os ambientes para transformar visitas em experiências.

Onde moras exatamente hoje?

Hoje moro, trabalho e vivo no Vale dos Vinhedos, abro a janela e vejo os vinhedos, não trato nenhum pé de videira, mas acompanho o processo todo. É um privilégio.

Pra onde ainda pode crescer a fronteira do vinho brasileiro?

Tem vinho em Rondônia já, os biomas são muito diversos. Não posso marcar a região Amazônica, por exemplo, como se não pudesse por ser produtiva por ser muito úmido: não sei, têm microbiomas que se comportam de formas completamente diferentes, na Paraíba encontramos frio, altitude, amplitude térmica, microbiomas propícios para a produção de vinho.

Quem tá se jogando nesse mundo, investindo nesse contexto e tem a paixão, o cuidado e o amor que ela exige, pode conseguir bons vinhos em lugares antes inusitados. Eu não diria ‘não é possível’ para nenhum lugar aqui no Brasil, tanto que se me chamam, eu vou lá pra ver.

E o livro, Vanja?

O livro marca 40 anos de carreira e 30 anos focados no setor, um momento que pedia uma celebração. É um recorte, um inventário dessa trajetória em diferentes escalas, desde vinícolas com volumes gigantes até pequenos empreendimentos. Ali estão alguns projetos que, digamos, mudaram o eixo, mas é impossível colocar todos em uma obra só.

 

Imagens: Brasil de Vinhos | Lucia Porto

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.          

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.          

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também