A força do vinho na reconstrução gaúcha

A força do vinho na reconstrução gaúcha

O Rio Grande do Sul, região mais tradicional na produção de vinhos do Brasil, está sendo devastado pelo caos e destruição de uma enchente que já é definida como a maior da história. São milhares as vítimas dos alagamentos e deslizamentos que acontecem simultaneamente em todo o território gaúcho.

Nesta região – e no Brasil como um todo – o vinho é um símbolo de comunidade e perseverança de muitas famílias. Nos momentos de crise, o senso de solidariedade entre as pessoas surge como um sinal de esperança.

Tendo isso em mente, muitas ações têm surgido a partir de diversos grupos e indivíduos que reconhecem a força da cooperação. Vinícolas, sommeliers, enólogos e entusiastas se mobilizam para promover ações que beneficiem os mais afetados pela tragédia.

Estas iniciativas não apenas reforçam a importância da união em tempos de crise, mas também destacam como produtos culturais locais, como o vinho, podem ser catalisadores para ação comunitária e recuperação.

Separamos aqui um compilado de ações solidárias que buscam auxiliar as vítimas no estado.

Descobertas do Umpierre

Entre os esforços notáveis, Paulo Umpierre, entusiasta e promotor de vinhos, tem uma abordagem singular para ajudar. Ele transformou seu projeto mensal, “Descobertas do Umpierre”, em uma ferramenta de auxílio para as vítimas das inundações. Seu projeto consiste em apresentar mensalmente aos inscritos em sua lista de WhatsApp os vinhos de uma vinícola convidada.

Em maio, toda a comissão que Umpierre receberia pela venda dos kits de vinhos da vinícola Pedras da Quinta será integralmente doada. Essa ação não é isolada, ele já arrecadou fundos para as vítimas das enchentes de 2023. “É um sentimento muito antigo que eu tenho de ajudar o próximo em momentos de vulnerabilidade”, afirma Paulo.

Para fazer parte do grupo, contate Paulo Umpierre pelo WhatsApp: (51) 98118-1366

Adolfo Lona

A vinícola urbana de Porto Alegre Adolfo Lona, operação familiar de pequeno porte, também decidiu fazer a diferença. Lona, inspirado pelo seu neto Luca e comovido pela devastação, propôs uma ação: colocar um lote de produtos específico à venda com 100% das receitas obtidas destinadas à cidade de Muçum, um dos municípios mais afetados pelas chuvas.

“Nós tínhamos um lote de 160 garrafas que, em 12 horas, praticamente acabou” disse. O produtor espera que a ação sirva de exemplo para outras vinícolas. “Cada uma com o lote, com o produto que puder, porque isso soma, e somando vamos agregando, demonstrando que estamos preocupados e que o setor do vinho é solidário” resume o argentino mais brasileiro que conhecemos.

CEVIN  

O Clube dos Empreendedores do Vinho (CEVIN) promove uma Live Solidária no dia 14 me maio. Durante o encontro, empreendedores vão vender produtos com o valor total deles destinados à doação.

“Como neste momento existem algumas campanhas já em andamento, nós compreendemos que na hora em que as águas começarem a descer será uma etapa que também precisará da mobilização da sociedade para ajudar na reconstrução” afirma Alessandra Fracaro, da Fracaro Wines e da CEVIN.

Para participar desta ação solidária, que terá o horário confirmado em breve, acompanhe pelo insta o  @empreendedoresdovinho.

Vinícola Canto dos Liivres

A vinícola Canto dos Liivres, com os vinhedos localizados em Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, também está promovendo uma ação solidária. A empresa irá destinar 100% das receitas dos rótulos de Chardonnay e Pinot Noir para as vítimas da tragédia. Os proprietários Jacqueline Sperandio e Sadi Andrighetto, acreditam na força da união para a reconstrução do estado.

Interessados entrar em contato via WhatsApp (54) 99658-2251.

Vinícola Góes  

A vinícola paulista Góes, de São Roque, divulgou que será um ponto de arrecadação de itens essenciais como produtos de higiene, cobertores, colchões, alimentos perecíveis e água, que serão encaminhados semanalmente aos pontos de arrecadação no Rio Grande do Sul.

Em comunicado, a vinícola afirmou ter um “um profundo carinho e uma conexão especial com o estado do Rio Grande do Sul, especialmente por sua excelência na produção de uvas e vinhos”.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na vinícola.

Não importa como, ajude.

E se você conhecer alguma iniciativa para ajudar, escreva para pauta@brasildevinhos.com.br e nos conte.

Ou publique em seus stories e marque @brasildevinhos – fazemos questão de compartilhar e ajudar.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também