A sommellerie é uma arte: ser sommelier é encantar. É fazer com que o consumidor veja muito mais do que vinho em sua taça. É fazer com que percepção da bebida vá muito além da garrafa. É contar a história que fica por trás de cada rótulo.
Mas a sommellerie também exige estudo, e muito. Física, química, geografia, matemática e muita, mas muita sutileza e observação. É impossível ser um bom sommelier sem dedicação, abnegação e foco: é necessário estar sempre atualizado.
E para ser sommelier é preciso também força física, por que não? Porque quem não quer carregar caixa, perdão, escolheu a profissão errada.
Um sommelier tem várias possibilidades de trabalho: em lojas, mercados, dando aulas, em vinícolas, em restaurantes, hotéis, na comunicação. Há opções para todos os perfis, e uma boa maneira de abrir as portas para as oportunidades e se mostrar ao mercado é por meio de concursos, como o Concurso de Melhor Sommelier do RS que a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul realiza anualmente. Até o dia 28 de julho estão abertas as inscrições para profissionais com pelos menos um ano de experiência na profissão e que estejam atuando no estado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.absrs.com.br. Em 2023 Gustavo Buske foi eleito o melhor sommelier do RS, seguido por Marcelo dos Santos e Deisi da Costa (foto de topo).
A prova prática deste ano, quarta edição da disputa, será realizada no dia 5 de setembro, no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ABS-RS. Antes disso os candidatos deverão passar pela etapa teórica no dia 31 de agosto, uma prova escrita na qual terão 90 minutos para responder questões que envolvem estilos de vinhos, processos de vinificação, países e regiões produtoras, conhecimentos sobre bebidas destiladas e harmonização entre outros temas. Os três finalistas que obtiverem maior pontuação seguirão para a etapa prática.
Na prova final um júri formado por especialistas no setor testará os candidatos no serviço formal dos vinhos e destilados, na avaliação de cartas de restaurantes e no reconhecimento de bebidas servidas às cegas, entre outras questões.
O concurso quer valorizar e dar ainda mais visibilidade a esta profissão. “O sommelier é um profissional importantíssimo para a cadeia da uva e do vinho”, explica Caroline Dani, presidente da ABS-RS, “é ele que explica, leva conhecimento e ensina a cultura do vinho ao consumidor”. Com o concurso, queremos valorizar e dar visibilidade a esses profissionais excepcionais, que serão destacados na figura do ganhador”, ressalta.
SERVIÇO
Concurso Melhor Sommelier do RS
Inscrições: até 28 de julho, às 18h pelo link www.absrs.com.br
Prova teórica: 31 de agosto, às 9h, na sede ABS-RS, em Bento Gonçalves
Prova prática: 5 de setembro, no Hotel e Spa do Vinho, em Bento Gonçalves
Requisitos para participação: experiência mínima de pelo menos um ano atuando como sommelier no RS
Valor de inscrição:
Sócios ABS-RS: R$ 50
Público geral: R$ 100
Foto: Cleber Brauner/ divulgação ABS-RS
Com informações da Assessoria de Imprensa da ABS-RS
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.