As 5 mulheres mais lembradas do vinho brasileiro

As 5 mulheres mais lembradas do vinho brasileiro

Levantamento feito a partir de pesquisa informal da plataforma Brasil de Vinhos

Um dia vai existir um momento que não precise data especial pra lembrarmos de homenagear a nós, mulheres, né? (sim, quem escreve esse blog é uma mulher – uma das três sócias fundadoras entre os cinco integrantes do Brasil de Vinhos❤️) Mas enquanto esse dia não chega, aproveitamos o 8 de março pra homenagear todas que ajudam o Brasil a se tornar cada vez mais um país de vinhos. Perguntamos para enófilas e enófilos espalhados pelo país – RS, SC, PR, SP e MG para sermos bem precisas – pra saber quem eram as primeiras mulheres que vinham a mente de cada um quando perguntamos sobre algumas funções até então tipicamente masculinas do mundo do vinho. E na verdade, no mundo em geral, né?

Um belo panorama do Brasil de Vinhos hoje. Mulheres de diversas origens, espalhadas pelo país, brasileiras de nascimento ou por escolha, mulheres com diferentes histórias de vida, algumas com o vinho no sangue, “nascidas numa barrica”, outras que tropeçaram nele no caminho e se apaixonaram. E o mundo do vinho, bem sabemos, a paixão é um caminho sem volta.

Saiba quem são as cinco mais lembradas nessa nossa pesquisa informal

Gabriela Pötter

Agrônoma, enóloga e diretora-técnica da Vinícola Guatambu, começou do zero o trabalho com uvas na fazenda da família, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, no início dos anos 2000. Hoje a Guatambu é uma das mais tradicionais vinícolas-boutique do país e tem uma grande importância econômica no enoturismo da região da Campanha. Gabriela foi a mais citada como enóloga e também lembrada como vinhateira.

https://brasildevinhos.com.br/vinicola/guatambu

Cecilia Aldaz

Sommelière dos restaurantes Oro e Pipo, no Rio de Janeiro, a argentina nascida em Mendoza, está no Brasil há mais de dez anos. Chegou por aqui depois de estudar enologia e trabalhar na Europa, casou e não saiu mais. Hoje também é uma das responsáveis por descomplicar o consumo do vinho  – e o “vinhês”, como ela chama – em seu programa de tv, “Um brinde ao vinho”.

Bruna Cristofoli

Empresária e enóloga, a responsável técnica por toda a condução da Cristofoli Vinhos de Família foi a vinhateira mais citada, mas foi lembrada também como enóloga e empreendedora. Uma profissional que defende uma constante renovação na indústria do vinho, onde faz questão que as mulheres tenham posição de liderança.

https://brasildevinhos.com.br/vinicola/cristofoli-vinhos-de-familia/

Suzana Barelli

Uma das mais respeitadas e reconhecidas jornalistas que escrevem sobre vinhos no Brasil, Suzana é responsável pela “le vin filosofia”, coluna publicada às sextas no Estadão, e também escreve para a plataforma de notícias de economia Neo Feed. Durante a pandemia se tornou presença constante nas redes sociais, desta forma aproximando o mundo do vinho não só dos seus leitores do impresso, mas também de centenas – ou milhares – de curiosos “digitais” pelo mundo do vinho.

Jaqueline Meneghetti

A empresária da gastronomia apaixonada pelo mundo do vinho em 2018 deu vida a um sonho e nos presenteou com a Dionisia VinhoBar, em Porto Alegre. Um local ao mesmo tempo sofisticado e informal, que tem nos 64 rótulos de vinho oferecidos direto das torneiras uma das suas principais atrações. E entre eles Jaqueline faz questão de manter uma boa quantidade de rótulos brasileiros, dando espaço, oportunidade e visibilidade a novas vinícolas e pequenos produtores.

Acompanhe o trabalho delas pelas redes sociais @vinicolaguatambu @oro_restaurante @pipo_sp @vinhoscristofoli @estadao @neofeedbrasil @dionisiavinhobar

E agora confira na tabela abaixo, democraticamente em ordem alfabética, todos os 53 nomes lembrados

(algumas delas em mais de uma categoria)

Amélia Leiteenóloga
Bruna Cristofolienóloga
Daiane Badalottienóloga
Eloisa Teixeira enóloga
Gabriela Pötterenóloga
Isabela Peregrinoenóloga
Janaína Marzarottoenóloga
Kelli Bergamo enóloga
Letícia Fensterseiferenóloga
Maikely Paim enóloga
Monica Rossettienóloga
Natália Frighettoenóloga
Rachel Oliveiraenóloga
Alexandra Corvosommelière
Cecilia Aldazsommelière
Daniela Bravinsommelière
Deise Novakoskisommelière
Deisi da Costasommelière
Gabi Frizonsommelière
Gabriela Bigarellisommelière
Ira Martinssommelière
Jessica Marinzeksommelière
Mariene Pradelasommelière
Nathalia Ciriosommelière
Patricia Binzsommelière
Roselaine Rosasommelière
Ana Roberta Zellivinhateira
Beatriz Giovanninivinhateira
Bruna Cristofolivinhateira
Gabriela Pöttervinhateira
Hortencia Ayubvinhateira
Jane Pizzatovinhateira
Lizete Vicarivinhateira
Marina Santosvinhateira
Monica Rossetivinhateira
Therezinha Borges de Freitasvinhateira
Vanessa Medinvinhateira
Victoria Mérciovinhateira
Alexandra Aranovichempreendedora
Ana Borgesempreendedora
Andreia Milanempreendedora
Cristina Junqueiraempreendedora
Deborah Dadaltempreendedora
Jaqueline Meneghettiempreendedora
Marielly Lautertempreendedora
Morgana Mioloempreendedora
Nathalia Círio empreendedora
Priscilla Ortiz empreendedora
Victória Mércioempreendedora
Ana Paula Padrãojornalista
Andréia de Bonjornalista
Gabriela Priolijornalista
Ju Palmajornalista
Lucia Porto jornalista
Luciana Fróes jornalista
Natália Frighettojornalista
Paula Daidone jornalista
Suzana Barellijornalista

 

Dra. Uva