Às cegas e em inglês

Às cegas e em inglês

A sommelière Deisi da Costa está sempre inventando uma novidade – e sempre uma novidade boa. Saiu da cabeça de Deisi, então em parceria com a técnica em enologia Michele Zanella Cordeiro, a expedição cultural ‘Vou de Vinho – Uma Experiência entre Vinhos e Vinhedos’, que percorreu o Brasil visitando vinícolas. Depois de conhecer e degustar em 100 delas, a dupla registrou esta aventura em livro.

Agora, cerca de dois anos depois de finalizado este projeto, Deisi apresenta uma nova inciativa, mas sempre com o foco na valorização do vinho brasileiro. Assim nasceu o BLIND Tasting, um programa de TV – ou TV Show – apresentado no YouTube em formato de temporadas com seis episódios cada: a primeira delas já está no ar.

Deisi conta que a ideia foi inspirada em um programa canadense que costumava assistir quando morou na Nova Zelândia em 2018: “era ótimo para eu treinar degustação às cegas e ao mesmo tempo me aperfeiçoar no inglês”, conta. Mas este programa era uma competição, diferente da atração criada pela sommelière brasileira: “O BLIND Tasting não é uma competição ou campeonato, não importa o quanto vão errar ou acertar”, explica, “o que importa é tentar, perceber as diferenças e aprender com isso”.

Leticia Fensterseifer, Guilherme Fornasier e Alexandre Chaves, todos enólogos, jovens profissionais, mas com muita experiência em diferentes empresas – e todos também empreendedores em suas próprias vinícolas – foram os convidados da primeira temporada do BLIND Tasting. Em episódios curtos, de cerca de 5 minutos, Deisi conduz a degustação e orienta os convidados. “a coisa mais inusitada que acontece é que acabamos errando bastante e isso fica super visível nos episódios”, resume. Segundo Deisi, não acertar é natural: “conseguimos mostrar quão difícil é degustar às cegas e buscar na memória o quê aquele vinho lembra, que uva lembra. Podemos ter certeza que é um varietal, mas pode ser um corte, por que não?”

A ideia do BLIND é mostrar diferentes regiões, técnicas e estilos através dos episódios e, claro, valorizar o vinho brasileiro: “fazer tipo uma vitrine do vinho brasileiro em inglês. Gostaria de instigar os brasileiros que falem mais inglês, ou que eles comecem a falar inglês justamente pra levar o nosso vinho para outras pessoas e outros países também”, confessa, “se ficarmos apenas no português não vamos tão longe, mas com a língua inglesa é muito possível atingirmos muita gente”, relata.

Os convidados de Deisi serão sempre especialistas na área, de preferência enólogos ou sommeliers: é necessário um conhecimento em degustação às cegas e, claro, inglês fluente. “Um dos objetivos do BLIND Tasting é trazer o mundo para o Brasil, mas o maior é levar o Brasil para o mundo”, diz a sommelière.

 

Foto: Deisi da Costa | divulgação

 

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