Foram 66 Medalhas Grande Ouro, 358 Ouro, 125 Prata, 147 Bronze, 22 Menções Honrosas e 12 prêmios especiais, vindos de competições na Argentina, Canadá, Chile, China, Espanha, França, Hungria, Itália, Moldávia, Reino Unido, Suíça e Uruguai. Mário Lucas Ieggli, presidente da Associação Brasileira de Enologia, avalia o desempenho como um momento de maturidade do setor e o avanço qualitativo observado em diferentes regiões do país. “As premiações confirmam que o Brasil produz vinhos e espumantes de excelência, capazes de se destacar em competições rigorosas e avaliadas por jurados de diferentes escolas enológicas”, aponta o enólogo, “e também nos mostram que cada vez mais estados figuram entre os premiados, ampliando o alcance e a representatividade do vinho brasileiro”, destaca. O levantamento da ABE também mostra a distribuição das premiações por estado, revelando tanto a força histórica do Rio Grande do Sul quanto o avanço das novas regiões produtoras.

Berço da vitivinicultura brasileira e sede do maior número de vinícolas do país, o RS segue liderando com 568 distinções. No entanto, a presença crescente de outros estados no ranking reforça a ampliação do mapa do vinho brasileiro: São Paulo (61), Minas Gerais (44), Goiás (13), Santa Catarina (20), Bahia (6), Pernambuco (5), Rio de Janeiro (4) e Paraná (3) somaram juntos 156 premiações, evidenciando um movimento consistente de diversificação geográfica, consolidação técnica e maior visibilidade das novas fronteiras vitivinícolas do Brasil. Entre as premiações do ano destaque para o Isabela Syrah 2023, da vinícola Maria Maria (foto acima), localizada na Fazenda Capetinga, em Boa Esperança, Minas Gerais, que levou o Ouro no Decanter Wine Awards, com 96 pontos.
PREMIAÇÕES EM 2025
Argentina – Vinus – 123
Brasil – 14º Concurso do Espumante Brasileiro – 166
Canadá – Sélections Mondiales des Vins – 17
Chile – Catad’Or World Wine Awards – 33
China – Concours Mondial de Bruxelles – Vinos – 17
Espanha – 22º Bacchus – 18
Espanha – Zarcillo – 06
França – Challenge International du Vin – 16
França – Chardonnay du Monde – 06
França – Citadelles du Vin – 09
França – Effervescents du Monde – 11
França – Muscats du Monde – 05
França – Vinalies Internationales – 33
Hungria – VinAgora International Wine Competition – 08
Moldávia – Concours Mondial de Bruxelles – Espumante – 09
Itália – Concurso Mondial des Vins Extrêmes – 03
Reino Unido– Decanter World Wine Awards – 145
Reino Unido – International Wine and Spirits Competition – 38
Reino Unido – International Wine Challenge – 55
Suíça – Concurso Mondial du Merlot e Pinot – 06
Uruguai – Tannat al Mundo – 06
Com informações da assessoria de imprensa da ABE.
Fotos: divulgacão ABE e Maria Maria.
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.


