Campanha “Sip for Solidarity” busca ajudar empresas do vinho e arrecadar dinheiro para esforços de ajuda israelense
O vinho em Israel – uma das mais antigas regiões produtoras do mundo (na foto o complexo vinícola descoberto em 2021 em Yavne, ao sul de Tel Aviv, que teria mais da 1500 anos) – sempre representou um sentimento de paz e boa vontade, mas sofreu muitos prejuízos a partir dos conflitos que começara em dia 7 de outubro.
Para aumentar a conscientização e apoiar Israel e as vinícolas israelenses, a Associação Israelita de Produtores de Vinho (IWPA), uma organização comercial que promove as vinícolas israelenses por meio de educação e eventos sobre vinhos, está pedindo aos consumidores que “brindem pela solidariedade” – Sip for Solidarity, no original, em inglês.
O conflito teve um impacto imediato nas equipes de colheita, triagem e vinificação. A colheita começou pouco antes dos ataques, o que fez com que os processos de iniciais de seleção, esmagamento e fermentação fossem, em muitos casos, feitos sob constante ameaça de ataques e bombardeios.
Para muitas vinícolas as equipes de produção foram reduzidas, à medida que os jovens homens e mulheres que normalmente liderariam o importante processo de vinificação, foram convocados para ajudar a defender a nação.
“A vinificação tem seu próprio cronograma, ao contrário de outras indústrias onde se pode pausar a produção ou operar com pessoal limitado”, explica Joshua Greenstein, vice-presidente da IWPA. “As uvas crescem e amadurecem quando isso acontece”, completa. “Além disso, o vinho geralmente é apreciado quando você sai para comer ou para uma festa, e as pessoas em Israel não estão comemorando atualmente”, sentencia. “É catastrófico não apenas para as vendas deste ano, mas para as safras colhidas agora que não estarão prontas para venda nos próximos anos”, lamenta.
Questionado sobre o que as pessoas podem fazer para ajudar, Greenstein diz: “Compre uma garrafa de vinho israelense. A aquisição não apenas ajudará as vinícolas, mas estamos doando 10% de cada caixa enviada de 1º de novembro a 31 de dezembro de 2023 aos esforços de ajuda israelenses. Com o apoio do público consumidor de vinho, esses desafios são superáveis, e as vinícolas ainda poderão produzir vinhos que reflitam de maneira precisa e deliciosa o caráter da safra e de Israel, como sempre fizeram.”
Sobre a Associação Israelita de Produtores de Vinho (IWPA)
Israel conseguiu combinar a sua história antiga com a tecnologia mais moderna para produzir alguns dos melhores vinhos disponíveis e tornar-se uma das regiões vinícolas de mais rápido crescimento no mundo. A Associação Israelense de Produtores de Vinho (IWPA) representa os vinhos israelenses com uma voz unificada, com o objetivo de comunicar, educar, comercializar e expor os clientes e consumidores dos EUA a Israel como uma região vinícola de classe mundial. A IWPA representa mais de 30 vinícolas israelenses, desde boutiques até grandes produtores.
Foto: Foto: Tsafrir Abayov/AP Photo/picture alliance/reprodução internet
Matéria originalmente publicada no site www.prnewswire.com em inglês. Leia na versão original clicando aqui.
Saiba mais sobre os efeitos da guerra nos vinhedos de Israel nesta matéria da winespectator.