Uma imagem vale mais que mil palavras, e muitas pessoas, sabemos, escolhem o vinho pelo rótulo. Mas mais que uma imagem bonita, vendedora e atrativa, o rótulo e o contrarrótulo de uma garrafa de vinho dizem muito sobre a legalidade da bebida. Em mais uma etapa da campanha Vinho Legal, promovida pelo Consevitis-RS com o apoio de diversas entidades e órgãos de comunicação do setor, entre eles o Brasil de Vinhos, o foco agora é o reforço na verificação das principais informações nos rótulos e contrarrótulos de vinhos brasileiros e importados, evitando riscos à saúde e prejuízos ao setor vitivinícola.
Para facilitar o entendimento foram apresentados infográficos de conscientização com o objetivo de atingir o consumidor final, ensinando como identificar vinhos de procedência garantida, por meio da leitura atenta dos rótulos e contrarrótulos. “Consumir vinho legal é uma escolha que beneficia toda a cadeia produtiva”, explica Luciano Rebellatto, “quando o consumidor verifica o rótulo está ajudando a combater a informalidade e a valorizar o trabalho de quem atua corretamente”, detalha o presidente do Consevitis-RS.

O que observar nos rótulos e contrarrótulos
No caso de vinhos brasileiros, o rótulo deve conter marca comercial, denominação do produto e indicação da graduação alcoólica. Já o contrarrótulo precisa apresentar o nome empresarial e endereço do produtor ou fabricante, o número de registro do produto no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a indicação dos ingredientes, a identificação do lote, o responsável técnico e a expressão ‘Indústria Brasileira’ por extenso.
Para vinhos importados, o rótulo pode estar em língua estrangeira, desde que traga a marca comercial, a denominação do produto e a graduação alcoólica. O contrarrótulo, no entanto, deve estar traduzido para o português e conter o registro do importador no Mapa, a identificação do país de origem (por exemplo, ‘Produto da Argentina’), a razão social e o endereço do estabelecimento produtor ou fabricante estrangeiro, além da inscrição ‘Importado por (razão social, endereço e CNPJ)’e a identificação do lote.
A presença dessas informações é o que assegura que o vinho foi produzido, armazenado e comercializado dentro das normas legais e sanitárias, garantindo sua qualidade e segurança. A ausência de dados obrigatórios pode indicar produto irregular ou sem procedência, o que coloca em risco o consumidor e gera prejuízos ao setor vitivinícola formal.
Sobre a campanha Vinho Legal
Lançada em 2024, a campanha Vinho Legal é uma iniciativa voltada ao combate à informalidade e à comercialização de vinhos sem procedência. A ação busca conscientizar produtores, comerciantes e consumidores sobre a importância de fortalecer a cadeia produtiva formal, garantindo segurança alimentar, arrecadação justa e valorização do vinho nacional. O foco é o combate à informalidade e à comercialização de produtos irregulares, fortalecendo o consumo consciente e a valorização de vinhos produzidos e comercializados dentro da legalidade.
com informações da assessoria de imprensa do Consevitis-rs
imagens: divulgação Consevitis-RS
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