Cantina ‘sobre rodas’ vai facilitar a vida dos pequenos produtores de vinho 

Cantina ‘sobre rodas’ vai facilitar a vida dos pequenos produtores de vinho 

Imagina a facilidade: agenda um horário e na hora acordada um caminhão estaciona na porta da tua vinícola – uma vinícola pequena, que produz cerca de 30 mil, 40 mil litros por ano, certamente não mais do que 50 mil. Está nos teus planos ampliar a cantina, que fica quem sabe no porão ou em um anexo da casa, mas tudo é caro, né? A porta do caminhão é aberta e podes ver uma verdadeira cantina sobre rodas. Dentro do veículo quatro equipamentos capazes de realizar pelo menos nove processos: um tanque pulmão, uma envasadora, um arrolhador e uma rotuladora. Até parece um sonho, mas não é mais. 

O caminhão na verdade é a 1a Estação móvel de envasamento e rotulagem de vinho do Rio Grande do Sul, ideia que nasceu há mais de 10 anos, começou a ser viabilizada há seis, e saiu do papel no dia 3 de setembro de 2025, quando foi apresentada durante a Expointer, feira de máquinas e agronegócio realizada na cidade de Esteio (RS). “Em 2014, em uma viagem ao Chile, conheci uma estação de envasamento. Depois, vi o mesmo modelo na Argentina e em países da Europa”, lembra o deputado Guilherme Pasin, que conseguiu os recursos por meio de uma emenda parlamentar de R$ 750 mil, apoiada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Consevitis/RS. “Desde então, ficou claro para mim que os nossos produtores precisavam ter acesso a essa tecnologia”, conta.  

Importante salientar que a Estação foi viabilizada com o apoio de empresas parceiras, como Agrale e Faccin, com o caminhão e o baú, e Sava Equipamentos Industriais, que foi fundamental com a comercialização dos equipamentos para garantir a efetividade do projeto: “queríamos fazer parte dessa história, fizemos um valor mais baixo para viabilizar o projeto da Associação”, diz Giovani Agostini, supervisor comercial da Sava, “um veículo equipado como esse com certeza custa mais do que R$ 1 milhão no mercado”, detalha, “enxergamos isso como um projeto eterno e fizemos questão de ajudar a escrever essa história””, confessa. 

Pioneirismo em Jundiaí

O primeiro envasador móvel a circular no Brasil foi entregue em 2015 (foto acima) à Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho de Jundiaí (AVA), um grupo de 14 pequenas vinícolas de produção familiar que divide a utilização do veículo de envase. O caminhão está equipado com sistema completo para vinho tranquilo e possui uma rotuladora móvel,  que é adaptada ao caminhão apenas quando necessário. O veículo também possibilita a produção de espumantes pelo método Champenoise, com congelador de bico, degorgemént, adição de licor de expedição, rolha, gabieta e encapsuladora: “é completinho”, diz Rafael Vicchini, responsável técnico pela AVA. Assim como no caso do equipamento entregue agora no Rio Grande do Sul, todas as peças da envasadora paulista também foram fornecidas pela SAVA.

Mais qualidade no vinho engarrafado

Thompson Didoné (foto acima), enólogo da Emater RS, garante que o uso desse equipamento entregue agora no Rio Grande do Sul vai incrementar a qualidade no produto final de cada vinícola: “esse sistema permite engarrafar entre 400 e 600 garrafas por hora”, explica, “é uma grande conquista para a Agricultura Familiar”. A estação tem capacidade para executar todo o processo: filtragem, higienização das garrafas, envase, vedação, rotulagem e aplicação de cápsula, diretamente nas propriedades. 

A princípio a Estação será utilizada pelas vinícolas Buffon, Casa Zottis, Della Mastela, Videiras Carraro, Porão do Vale, Dallavino, Speranza, Ottovino e Don Aldino – produtores associados à Enovinho, vertente da Associação de Agricultores Familiares que trabalha com a produção de vinhos, sejam eles coloniais ou finos. A utilização da Estação Móvel terá um custo praticamente simbólico, que será destinado à manutenção do equipamento. Juliano Zottis, presidente da Enovinho, relata que é uma questão de tempo até que a utilização do veículo seja feita por mais empresas: “no início teremos um processo de capacitação pelos associados, que serão ao mesmo tempo usuários e prestadores de serviço ao transportar a Estação até quem a solicite”, explica o também proprietário da Casa Zottis. Os produtores interessados em mais informações e saber como agendar a visita e utilização da Estação Móvel devem entrar em contato com a Enovinho pelo email [email protected]. 

 

Fotos: Bruna Pereira Ferreira | Consevitis-RS,  Brasil de Vinhos | Lucia Porto e divulgacão Sava.        

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].        

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.        

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.        

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco. 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também