A biomédica e sommelière passa a acumular a função de presidente à de gestora executiva que vinha desempenhando no último ano. Caroline Dani substitui Júlio César Kunz que esteve a frente da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers desde fevereiro de 2021. Caroline presidirá a ABS-RS até o final de 2026.
“O que eu gostaria muito com a ABS-RS é cada vez mais as pessoas possam ver a associação como parte importante do setor do vinho gaúcho” diz Caroline. “Que quando alguém pense em vinho, a ABS-RS seja lembrada. O que fizemos ao longo destes três anos em que o Júlio esteve a frente foi estabelecer a cara da ABS-RS. Agora pretendo ampliar a importância da ABS-RS no setor”, projeta a presidente.
Caroline é graduada em Biomedicina pela Universidade Feevale, e tem mestrado e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, além de pós-doutorado na Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center na Georgetown University, Washington, DC, EUA. Autora de mais 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais, foi coordenadora e professora do Centro Universitário Metodista IPA e da Faculdade da Serra Gaúcha. Atualmente é professora convidada do programa de pós graduação em Farmacologia e Terapêutica na UFRGS.
É professora de diversas disciplinas nos cursos da ABS-RS – onde se formou em 2019 – e fundadora do Instituto Dra Uva, onde realiza diversas pesquisas e estudos ligados a fruta. Especificamente da uva, foi consultora do Ibravin nos projetos 100% Suco de uva e 100% Grape Juice, envolvendo mercado interno e externo, respectivamente.
Carol, como é conhecida, também é uma das sócias do Brasil de Vinhos, hoje a mais relevante multi-plataforma de informações de vinho brasileiro.
Nos últimos três anos a pandemia ocasionou mudanças em praticamente todos os negócios e a educação foi um dos setores dos mais atingidos. A ABS-RS criou vários produtos digitais, entre cursos, degustações oline e masterclasses, o que possibilitou a ampliação de sua área de abrangência e também do número de alunos e associados.
“Não podemos esquecer que o objetivo final de uma associação é ter sócios”, lembra a presidente. “Trabalhamos para o reconhecimento cada vez maior da associação e queremos levar mais benefícios para os associados, além do benefício maior, que é o conhecimento”, resume.
Foi criada uma nova diretoria e dois novos integrantes se juntam à ABS-RS nos próximos três anos: a jornalista Martha Caus assume como diretora de comunicação e conteúdo, e o advogado Armando Perin passa a ocupar um lugar no Conselho.
Além dos novos nomes, seguem na ABS-RS Maurício Roloff, (vice-presidente e diretor de ensino), Andreia Gentilini Milan (diretora financeira), Marcelo Vargas (diretor de degustação), Patrícia Binz (diretora de marketing) e Marcos Graciani (secretário). Júlio César Kunz passa a ser diretor de Relações Institucionais e o Conselho se completa com Vinícius Santiago e Juciane Casagrande Doro, ao lado de Armando Perin.
Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.