Foram 15 medalhas Grande Ouro e 145 Ouro recebidas por vinícolas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais na 14ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro. Uma disputa que envolveu 102 vinícolas do país, que enviaram 520 amostras para avaliação. Mario Lucas Ieggli, presidente da Associação Brasileira de Enologia, considera o concurso como uma vitrine que mostra a evolução de qualidade e a diversidade dos espumantes brasileiros: “a cada edição percebemos não apenas o crescimento no número de amostras, mas também a mudança de perfil e a ousadia dos produtores em apresentar rótulos que traduzem a identidade de seus terroirs e apontam novas tendências para o setor”, destaca. Para o enólogo Ricardo Morari, que presidiu uma das mesas de jurados, há uma constância de qualidade muito grande entre todas as amostras: “cada vez é mais difícil ganhar premiação no Concurso do Espumante Brasileiro porque realmente a régua está muito alta. A constância tem sido cada vez maior na qualidade e a regularidade entre as amostras tem sido cada vez mais presente, mais homogênea”, completa.
O concurso
Durante duas manhãs um grupo de 54 especialistas, divididos em 7 mesas, com 5 integrantes cada, teve a tarefa de avaliar, às cegas, em média 38 amostras de espumantes a cada dia. O júri, que teve na presidência da mesa sempre um enólogo ligado à Associação Brasileira de Enologia, já cumpriu sua tarefa utilizando o novo sistema de avaliação chancelado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho, que passou a dar mais peso à impressão geral do vinho – balanço, harmonia e apreciação global.
Fernanda Spinelli, que presidiu uma das mesas no concurso, avaliou que com esta modificação a análise ficou mais objetiva e valorizou mais o vinho. “Foram feitas alterações na nomenclatura dos parâmetros e no peso dos grupos de descritores, por exemplo”, disse a especialista que participou do grupo de trabalho da OIV que definiu as alterações.
A premiação
As 160 medalhas concedidas – recebidas por 30% dos rótulos inscritos – foram divididas entre 15 Grande Ouro, premiadas acima dos 94 pontos, e 145 Ouro, entre 90 e 93 pontos. Uma das peculiaridades da maior edição do concurso – em 2023 foram 505 amostras inscritas e nesta edição, 520 – foi a significativa presença de espumantes brut elaborados por pequenos produtores, método que permite a realização de todos os processos na vinícola, otimiza os processos, reduz custos, possibilita inovações e viabiliza um preço final mais atrativo. “A maioria é brut”, reforça Ieggli, “claro, não é um concurso focado em Moscatel, mas somente cerca de 12% foi de Moscatel, o restante são produtos mais secos, brut, extra brut ou nature”, completa o presidente.
Das 520 amostras participantes a maior parte 407 (78%), foi formada por espumantes de segunda fermentação – métodos Charmat ou Tradicional – e 113 (22%) de fermentação única (tipo Moscatel). Cabe salientar também a diversidade 18 castas utilizadas na elaboração dos rótulos: Chardonnay, Chenin Blanc, Gamay, Grenache, diferentes Moscateis (Branco, Canelli, Hamburgo e Giallo), Pinot Gris, Pinot Noir, Prosecco, Rieslings (Itálico e Renano), Sangiovese, Sauvignon Blanc, Trebbiano, Vermentino e Viognier. Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir seguem entre as mais tradicionais — assim como os Moscateis nos espumantes Moscatel.
Os vencedores
Entre os premiados com Grande Ouro aparece a diversidade a qual o presidente da ABE se referiu durante a apresentação dos resultados. Dentre os vencedores há vinícolas de todos os portes: “foram entregues 160 medalhas, recebidas por empresas que produzem 10 mil ou 10 milhões de garrafas”, relata Ieggli, “a qualidade altíssima das amostras mostra esta diversidade”, conclui.
Os premiados com o Grande Ouro
- Abreu Garcia Festividad Espumante Brut Branco 2022 – Abreu Garcia Vinhos e Vinhedos de Altitude (Campo Belo do Sul – SC)
- Berkano Espumante Extra-Brut 2023 – Berkano Premium Wines (Pinto Bandeira – RS)
- Marcus James Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves – RS)
- Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
- Garibaldi Floratta Espumante Brut Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
- NOVA Espumante Brut Branco 2023 – Nova Aliança Vinícola Cooperativa (Flores da Cunha – RS)
- Pizzato Espumante Branco Nature – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
- Pizzato Espumante Brut Branco 2023 – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
- Quinta da Neve Espumante Nature Blanc de Blanc – Quinta da Neve Vinhos Finos (São Joaquim – SC)
- Don Guerino Cuvée Espumante Extra-Brut Branco – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)
- Valmarino Espumante Blanc de Noir Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
- Valmarino Espumante Blanc de Blanc Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
- Valmarino & Churchill Espumante Extra-Brut 2023 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
- Venz Espumante Brut Branco 2025 – Vinícola Venz (Flores da Cunha – RS)
- Parole Espumante Demi-Sec 2024 – Vitivinícola Don Affonso (Caxias do Sul – RS)
Destaque Sabre de Ouro
Ao final da avaliação, os jurados faziam mais uma escolha. A degustação de preferência a partir as amostras selecionadas como medalha de ouro. Novamente em grupos, cada mesa julgadora escolheu, em ordem, os 5 melhores em cada categoria e chegou aos premiados.
Os premiados com o Sabre de Ouro
Branco Charmat
Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre (Vacaria – RS)
Branco Tradicional
Cave Amadeu Espumante Brut 2024 – Vinícola Geisse (Pinto Bandeira – RS)
Rosé Charmat
Cave Antiga Espumante Brut Rosé Prosecco & Marselan – Cave Antiga Vitivinícola (Farroupilha – RS)
Rosé Tradicional
L.A. Jovem Espumante Brut Rosé – Luiz Argenta Vinhos Finos (Flores da Cunha – RS)
Moscatel
Oremus Espumante Moscatel Branco – Fante Indústria de Bebidas (Flores da Cunha – RS)
Nature
Ponto Nero Cult Espumante Nature – Ponto Nero (Garibaldi – RS)
Fotos: Jeferson Soldi
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.