Chuva causa prejuízos na Serra Gaúcha

Chuva causa prejuízos na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha, mais especificamente nas regiões de Bento Gonçalves e Flores da Cunha, foi das mais afetadas pelo temporal que começou por volta das 22h da sexta-feira, dia 17, e seguiu durante a madrugada e até o início da manhã do sábado, dia 18.

Diversas imagens, vídeos e textos passaram a circular nas redes sociais se referindo a problemas e prejuízos ocorridos em estradas, acessos, vinícolas, eventos, estabelecimentos de enoturismo e cidades específicas.

Em Flores da Cunha, um dos municípios mais atingidos, houve chuva de granizo e diversas vinícolas foram prejudicadas. As perdas ainda estão sendo contabilizadas.

Pelos seus canais digitais a vinícola Geisse, localizada em Pinto Bandeira, informou que não abriria as portas em função dos problemas de acesso à vinícola, com alguns pontos com risco de alagamento.

Localizado no Vale dos Vinhedos, os responsáveis pelo Wine Garden da Miolo informaram também pelas redes sociais que o local não abriria durante o sábado. O Bota pra Correr Vale dos Vinhedos, corrida que aconteceria no sábado, não foi realizado. Mais acima, em Monte Belo do Sul, o festival Vieni, Viver la vita, marcado para sábado e domingo, também foi cancelado.

Em Faria Lemos foram registradas quedas de árvores, de barreiras e o nível do Rio das Antas subiu, sendo necessária a retirada dos móveis das residências mais próximas do rio, equipamentos foram levados para o Ginásio da comunidade. Um grande volume de água atingiu a Cristofoli e ficou empoçada no jardim da vinícola.

Em Tuiuty, quedas de árvores, barreiras e alagamentos, foram bloqueados os acessos ao Buratti e Linha Zemith.

No Vale dos Vinhedos, árvores bloquearam parte da RS 444.

Na cidade, casas foram destelhadas, foram registrados alagamentos e bloqueio de vias. As equipes trabalharam com a colocação de lona nas residências, encaminhamento das famílias e desobstrução das estradas.

Funcionários da prefeitura de Bento Gonçalves estão nas ruas desde a noite de sexta, buscando solucionar os problemas, minimizar os problemas e estancar os prejuízos. Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros também estão auxiliando. Em Flores da Cunha qualquer problema deve ser comunicado aos bombeiros, que têm lona e material disponível para reparos emergenciais.

legenda: água empoçada no jardim da vinícola Cristofoli, em Faria Lemos.

 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também