Como os rótulos de vinho influenciam os consumidores

Como os rótulos de vinho influenciam os consumidores

Enólogos independentes franceses realizaram uma pesquisa sobre o impacto dos rótulos de vinhos na escolha do consumidor. E os franceses não parecem ser muito sensíveis à extravagância. Se se diz que o hábito não faz o monge, a etiqueta parece fazer o vinho. Pelo menos é o que revela uma pesquisa realizada pela OpinionWay para viticultores independentes.

O rótulo é, portanto, um critério importante na escolha de uma garrafa para 69% dos entrevistados, independentemente de sexo, idade ou categoria profissional. Mas atenção, a fantasia nem sempre é apreciada. Nomes bem-humorados ou com ilustrações de desenhos animados não são necessariamente um sucesso: apenas 13% dos entrevistados gostam muito deles, enquanto garrafas adornadas com uma imagem do castelo ou propriedade reúnem 75% de opiniões favoráveis.

Divisão geracional

No entanto, esses resultados devem ser ajustados de acordo com a idade. Pela pesquisa 82% dos compradores mais velhos e consumidores regulares de vinho procuram rótulos com a imagem do castelo ou da propriedade, enquanto, sem surpresa, os jovens de 18 a 24 anos serão mais sensíveis a uma imagem do enólogo (56%) ou a um rótulo engraçado (63%). Mas quando se leva uma garrafa para a casa dos pais, o classicismo é tranquilizador: 65% dos inquiridos dizem preferir um rótulo tradicional, um número que cai para 41% quando se trata de dividir uma garrafa com os colegas. Quanto ao preço da garrafa, isso influencia largamente a escolha: se gastar mais de 20 euros, 62% dos inquiridos dizem preferir um rótulo tradicional, enquanto entre os 5 e os 10 euros, a os rótulos criativos são mais procurados (24%), quer seja um consumidor regular ou ocasional.

As quatro categorias de consumidores

A pesquisa também identifica quatro categorias de consumidores: conformistas (39%), neo-gamers (32%), clássicos do vinho (15%) e inovadores (13%). Não surpreendentemente, os conformistas incluem uma população mais velha (65% com mais de 50 anos), bastante abastada, que bebe vinho uma ou duas vezes por semana (31%). Para eles, o rótulo é bastante importante (48%), mas não o único critério de escolha. A sobriedade é um dos principais argumentos (95%) no ato de comprar, seja para oferecer uma garrafa aos pais (80%), amigos (61%) ou colegas (51%).

Os neo-gamers são significativamente mais jovens (31% têm menos de 35 anos) e a maioria mulheres (60%). Embora se reconheçam principalmente como novatos quando se trata de degustação (71%), seu consumo de vinho é ocasional. No entanto, a sobriedade de um rótulo os tranquiliza no ato de comprar (76%), mesmo que não sejam avessos à extravagância (23%) e os nomes de cuvées bem-humorados tenham seus votos (88%).

Sem surpresa, os clássicos do vinho são maioritariamente homens (67%) com mais de 50 anos (78%). Eles bebem frequentemente pelo menos uma taça por dia e se consideram conhecedores (61%). Na hora de escolher a garrafa, não olham muito para o rótulo, mesmo que geralmente optem por um estilo tradicional. Para eles, a sobriedade continua a ser a palavra-chave (94%), especialmente para os vinhos mais caros e qualquer que seja a ocasião de beber.

Por fim, os inovadores são majoritariamente homens, casados e com pelo menos um filho. Consideram-se conhecedores (62%), consomem vinho várias vezes por semana e dão particular importância aos rótulos (86%), que desempenham um papel vital na sua escolha final. Também aqui a sobriedade lhes agrada (71%), mesmo que admitam não ser resistentes a abordagens criativas: cuvées com nomes humorísticos são mesmo os seus favoritos (93%).

Matéria publicada no jornal Le Figaro.

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