Conhecimento, enoturismo e networking na Serra dos Encontros

Conhecimento, enoturismo e networking na Serra dos Encontros

Que a região Sudeste do Brasil, alavancada pela produção dos vinhos de inverno concebidos graças ao sistema da Dupla Poda – principalmente nos municípios de Minas Gerais e São Paulo – é um dos destinos enoturísticos que mais crescem no país bastante gente sabe, mas o que nem todo mundo tem conhecimento é que há 81 projetos de viticultura em um raio de cerca de 100 quilômetros. Só em Espírito Santo do Pinhal (SP), por exemplo, há 28, em Jacutinga (MG), mais 12, em Amparo (SP), 7 e Santo Antônio do Jardim (SP), 3, e por aí vai.

Esse impulso no setor fortalece o enoturismo da região chamada de Serra dos Encontros na Rota dos Vinhos de São Paulo. Números divulgados pela Turisgro relatam que em 2024 o turismo trazido pelo vinho tenha resultado em uma receita de cerca de R$ 25 milhões aos municípios de Espírito Santo do Pinhal, Jacutinga, Albertina e Santo Antônio do Jardim. “São vários investidores e diversos projetos que chegaram nos últimos 10 anos”, conta Tiago Pimentel, idealizador do TurisAgro, organização que tem realizado diversos eventos com foco no setor, entre eles o Festival de Inverno e a Feira de Agronegócios, que neste ano terão sua segunda edição entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, no Clube de Campo Caco Velho, em Espírito Santo do Pinhal (SP). A edição 2025 vai contar com a participação de 33 vinícolas, além de associações de produtores.

Confira a lista dos participantes do setor

Avvine: Serra dos Encontros

IG Sul de Minas

Pousada e Vinícola Famiglia Barthô

Vinícola Alma Mineira

Vinícola Amana

Vinícola Arpuro

Vinícola Barbara Eliodora

Vinícola Casa Almeida Barreto

Vinícola Casa Geraldo

Vinícola Casa RBV

Vinícola Casa Vinet

Vínicola Davo

Vinícola Estrada Real

Vinícola Face Norte

Vinícola Floresta

Vinícola Goes

Vinícola Guaspari

Vinícola II Pineto

Vinícola Innvernia

Vinícola L’origine

Vinícola Lattarini

Vinícola Maria Maria

Vinícola Mirantus

Vinícola Nicolino & Cafeteria Santa Maria

Vinícola Obstinado

Vinícola Pioli

Vinícola Plural Pinhal

Vinícola Quinta do Canário

Vinicola Rastelli Vineyards

Vinícola Stella Valentino

Vinícola Terra Nossa

Vinícola Terras Altas

Vinícola Três Batalhas

Vinícola Villa Santa Maria

Vinícola Vinha Duarte

A cultura da região

“A nossa região tem muito da história e da tradição calcadas na cultura do café”, conta, “o vinho veio para mudar um pouco este cenário”. Pimentel, que também é produtor com a vinícola Rio Manso (foto de topo), projeto a ser inaugurado em 2026, é um entusiasta da união e da colaboração entre os produtores e empresários.

O evento a ser realizado em Espírito Santo do Pinhal (foto acima feita por Marcus Alves na edição 2024) é uma grande festa do agronegócio com foco no vinho, um momento para conectar produtores, vinicultores, cafeicultores, fabricantes de maquinário, pesquisadores, fornecedores de tecnologia e serviços. No mesmo local palestras, networking, negócios e apresentação de inovações. Em paralelo, vinícolas premiadas, e uma imersão na cultura da Serra dos Encontros.

Entre os destaques está o painel de Sustentabilidade, Turismo, Café & Vinho, que vai discutir a sinergia entre as principais vocações econômicas da região, e a palestra “Vitivinicultura de Precisão” com a participação de Luis Henrique Bassoi, pesquisador da Embrapa.

A participação da mulher no mundo do vinho, cada vez mais presente, também estará em pauta. O painel “Vinhos por Elas” colocará lado a lado Fabrizia Zucherato (diretora executiva da vinícola Guaspari), Aline Bernardes (sommelière da vinícola Amana), Célia Pinotti Carbonari (produtora da Villa Santa Maria e presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho de SP), Aline Mabel (Grupo Vitacea Brasil), Gabriella Segnorini (enóloga da Casa Tés) e Cynthia Olavarria (consultora da Vinícola Rio Manso).

“Queremos que o produtor encontre as melhores ferramentas para crescer”, diz Pimentel, “é uma celebração da nossa identidade e um motor para a economia local.” Para a região, o evento é um marco estratégico. “Ser eleito o melhor destino gastronômico enquanto nossos vinhos ganham o mundo é um orgulho imenso e uma grande responsabilidade”, comenta Loriane Salvi produtora de eventos e integrante da comissão organizadora.

Saiba mais sobre a região

Altos de Amparo: um terroir a descobrir na Serra da Mantiqueira

Altos de Amparo: café, feno, eucalipto…e vinho!

Acompanhe no feed do instagram e no destaque Altos de Amparo

Fotos: Lucia Porto | Brasil de Vinhos e Marcus Alves

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também