Com a participação de 110 vinícolas e mais de 500 rótulos para degustação, a Expovitis Brasil 2025 – que começa nesta quinta-feira, 19 de junho, e segue até sábado, 21, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília – deve se consolidar como o maior evento do país voltado exclusivamente ao vinho brasileiro. Além disso a expectativa de público é grande: os organizadores estimam receber no parque mais que os 9 mil visitantes registrados em 2024.
Como diferencial em relação a outras feiras do setor, a Expovitis apresenta rótulos exclusivamente brasileiros. Toda a programação é focada no vinho produzido no Brasil, com representantes de diferentes regiões vitivinícolas e destaque para experiências sensoriais, palestras técnicas e gastronomia.
“A Expovitis nasceu para unir o setor vitivinícola, valorizando o vinho brasileiro de todos os terroirs, técnicas e sabores”, afirma Ronaldo Triacca, presidente da feira. A estrutura montada para o evento ocupa cerca de 15 mil metros quadrados e inclui estandes abertos, área para apresentações e espaços de circulação integrados.
A edição 2025, além de celebrar as regiões produtoras tradicionais, mostra o avanço do vinho brasileiro fora do eixo Sul-Sudeste. O Distrito Federal, por exemplo, que já vem despontando como novo polo de produção de rótulos há algum tempo, tem presença forte no evento. Todas as vinícolas ligadas à vinícola Brasília estarão presentes: Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata.
A programação ainda inclui painéis com especialistas da Embrapa, ABS-RS e EPAGRI, abordando temas como castas não convencionais, biotecnologia, mudanças climáticas, vinhos sem álcool, tendências de mercado, influência da madeira na vinificação e papel dos polifenóis, por exemplo.
Masterclasses e degustações harmonizadas também compõem a agenda, com sessões dedicadas a vinhos tropicais, de inverno e de viticultura tradicional.
Foto: divulgação Expovitis
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.