Esteira de Noctilucas, o espumante porto-alegrense que brinda o aniversário da capital

Esteira de Noctilucas, o espumante porto-alegrense que brinda o aniversário da capital

Se no ano passado o vinhateiro Carlo De Leo estava bem feliz apresentando o primeiro rótulo totalmente porto-alegrense, o Merlot Safras, agora em 2026 o já quase enólogo está ainda mais radiante: aquela mesma uva foi transformada no primeiro vinho espumante da capital gaúcha.

O dentista, que finaliza seu curso de Enologia na Universidade Católica Paulista no final do primeiro semestre, colheu as uvas que deram origem aos vinhos em uma parte dos cinco hectares de vinhedo da Villa Bari, na Vila Nova, bairro localizado na Zona Sul de Porto Alegre. Na mesma região, na Vila Assunção, fica a vinícola de Carlo, a Cave Poseidon. É na garagem da casa listada pelo Patrimônio Histórico que o apaixonado por vinho realiza todos os processos de vinificação.

“O Esteira é um Pet Nat (abreviação de Pétillant Naturel), um espumante rosé produzido pelo método ancestral, com uma fermentação em garrafa”, explica Carlo. “Além deste, estou fazendo autólise em outros dois espumantes que serão elaborados pelo método tradicional, desta vez com as variedades Peverella e Pinot Noir vindas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul”, conta, “devem estar no mercado até o final do ano”.

O nome escolhido para a linha de espumantes da vinícola, Esteira de Noctilucas, remete a outra das paixões de Carlo: velejar: “Esteira de Noctilucas é aquele rastro luminoso de borbulhas fosforescentes esverdeadas que vemos à noite, quando o barco passa pela água”, filosofa.

A identificação das linhas de vinhos da Cave Poseidon, aliás, foi integralmente modificada e ganhou as charmosas ilustrações do artista Samuel Casal, que assina a arte de todos os rótulos. “Com exceção da Esteira, todas as linhas remetem, de alguma forma, a intensidade dos vinhos, mesclada com termos náuticos”, explica.

Desta forma nasceram a linha de brancos Rajadinha, de tintos leves Aragem, tintos médios Atrás da Frente e tintos encorpados Bramador.

Porto Alegre, um terroir a descobrir

Questionado sobre a uva produzida em Porto Alegre, Carlo busca semelhanças com outros locais: “se formos comparar com uma região como Encruzilhada do Sul, por exemplo, de maneira geral há muitas semelhanças. O solo é muito parecido, pobre, granítico decomposto, mas na capital estamos em uma altitude mais baixa e com mais umidade”, pondera.

De Leo lembra que a Vila Nova não é uma região exótica na produção de frutas, mas sim uma área rural de Porto Alegre que há muitos anos produz uva e pêssego. “Acho que cultivar uvas para vinho é resgatar a preservação cultural de fruticultura na Vila Nova”, argumenta

Porto Alegre tem um estilo de vinho, Carlo? “Sempre se falou em vinhedo próprio ou da uva cultivada e vinificada na mesma região e no mesmo solo, enquanto isso for possível seguirei fazendo”, diz. “Estou trabalhando com estas uvas desde 2021 e com o passar do tempo cada vez mais percebo que são de excelente qualidade”, garante.

Mas na hora de falar sobre as características do vinho produzido totalmente em Porto Alegre Carlo é mais prudente: “é muito difícil chegar a uma característica comum da região, eu sinto algo comum não só aos meus vinhos mas também aos do Barrichello (proprietário da Villa Bari), algo que traz talvez um aroma de mentol. Não parece apenas uma característica enológica: é a mesma uva, mas vinificada em cantinas diferentes. Parece um atributo da uva, mas é difícil definir”, reconhece.

Pra sabermos será necessário dar tempo ao tempo.

A Cave Poseidon, ao lado da Adolfo Lona Vinhos e Espumantes, Cantina Mincarone, Monte Vinhos de Autor e Ruiz Gastaldo é uma das cinco vinícolas urbanas de Porto Alegre, considerada por muitos a capital das vinícolas urbanas do Brasil.

 

Fotos: Brasil de Vinhos | Lucia Porto.

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também