De 14 a 18 de outubro de 2024, a França será o país anfitrião do 45º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e da 22ª Assembleia Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Durante uma semana, Dijon será o centro dos debates nas áreas de viticultura e enologia, com a presença de especialistas em saúde, segurança, direito e economia envolvidos no setor vitivinícola.
O Ano Internacional da Vinha e do Vinho
Em 2024 OIV comemora o seu centenário, declarando este como o Ano Internacional da Vinha e do Vinho: diversos eventos serão realizados pelo mundo, durante o ano todo, com o ápice marcado para o Congresso Mundial, em outubro.
Um século de OIV
Em 100 anos a OIV enfrentou os múltiplos desafios pelos quais o setor passou. Atualmente a organização continua o seu trabalho de expansão e inclusão de novos Estados-Membros que queiram participar no debate global da vinha e do vinho.
A comemoração dos 100 anos saúda o passado, celebra o presente e projeta o futuro: uma nova era que está sendo definida pela transformação digital e pelas mudanças climáticas exige que o setor se adapte.
Na Economia globalizada moderna, a OIV trabalha para criar consenso e facilitar a produção e o comércio internacional de vinho, tornando-o mais sustentável. Esse meio termo é alcançado por através de resoluções da OIV que definem e recomendam as melhores práticas de produção sustentável por exemplo, o que impacta diretamente no produto final e na sua comercialização.
O anúncio de um ano internacional da vinha e do vinho, além do valor simbólico, foi feito para estimular e promover encontros e debates científicos, técnicos e culturais em todos os países produtores de vinho do mundo sob um tema geral: A vinha e o vinho de amanhã.
texto: desenvolvido a partir do site da OIV
foto: reprodução OIV