Inovação, colaboração e expansão são destaques na viticultura brasileira, afirma diretor geral da OIV em visita ao Brasil  

Inovação, colaboração e expansão são destaques na viticultura brasileira, afirma diretor geral da OIV em visita ao Brasil  

“Estou realmente impressionado com o Brasil”, a entusiasmada afirmação de John Barker durante sua visita no final de uma extensa viagem pela América do Sul vitivinícola, comprova a importância do nosso país no cenário mundial do vinho. “O Brasil tem uma contribuição muito importante para a OIV com o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas, seja por meio de orgãos governamentais ou especialistas do setor”, complementa o diretor geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.  

O Brasil, única nação no mundo a trabalhar com três tipos de vitivinicultura – a Tradicional, com cultivo de verão, forte no Sul; a Dupla Poda, ou Vinhos de Inverno, sistema que vem ganhando força na última década e transformando diversas regiões do Brasil, do Sudeste ao Nordeste, e a Tropical, concentrada principalmente no Vale do Rio São Francisco, onde são realizadas pelo menos duas safras ao ano – já foi sede do Congresso Mundial da OIV em 2016, teve a catarinense Regina Vanderlinde como presidente entre os anos de 2018 a 2021 e atualmente tem uma presença muito representativa no board com Fernanda Spinelli, atuando como presidente da subcomissão de métodos de análise e Alinne Barcellos, no comando do grupo de especialistas em segurança alimentar. 

Inovação, cooperação e novidade foram algumas das palavras repetidas diversas vezes por Barker nos três dias que esteve por aqui cumprindo uma agenda intensa que envolveu visitas a vinícolas e produtores, além de compromissos governamentais no Distrito Federal. O diretor geral da OIV chegou ao Brasil depois de passar por Chile, Peru, Argentina e Uruguai. 

Aqui começou sua viagem pelo Distrito Federal onde conheceu a vinícola Brasília e a Villa Triacca, antes de se envolver em encontros governamentais. Na rápida passada fez questão de dizer que ficou impressionado com os resultados da Dupla Poda no vinhedo e na taça – sistema de produção que chamou de “revolucionário”. Na Serra Gaúcha, esteve no Vale dos Vinhedos, onde visitou as vinícolas Casa Valduga, Tecnovin, Maison Forestier, Salton e Garibaldi. Na pauta dos encontros, além da atualização sobre a produção de vinhos finos no Brasil, grande destaque para suco de uva e o trabalho desenvolvido pela Embrapa com variedades resistentes. “O suco de uva é outro importante produto no setor,” afirma Barker, “e o Brasil desenvolve produtos muito inovadores, de alta qualidade e alto valor nutricional”, pontua. 

Entre vários compromissos em Bento Gonçalves, acompanhado de uma comitiva com integrantes do Ministério da Agricultura, Câmara Setorial da Uva e representantes brasileiros na OVI, Barker visitou as instalações da Tecnovin, a maior concentradora de uvas para suco da América Latina. Conheceu a produção, degustou sucos produzidos a partir de diferentes métodos e provou em primeira mão um lançamento que em breve deverá estar no mercado (foto acima). 

“O Brasil tem um papel importante a desempenhar na cooperação global e pode se estabelecer como um grande e inovador país produtor de vinho”, afirma Barker, ” além disso tem uma diversidade natural de zonas de produção, longa tradição de cultivo da videira e capacidade de inovação”. Barker afirma ainda que os intercâmbios técnicos e científicos entre o Brasil e os demais países membros da OIV são essenciais e devem ser mais fortalecidos, principalmente quando falamos sobre o cultivo de uvas de mesa ou o desenvolvimento de novas variedades – temas nos quais segundo ele o Brasil tem feito um trabalho exemplar – além do vinho e do espumante. 

Fotos: Brasil de Vinhos | Lucia Porto, Fernanda Spinelli e Heloísa Bertoli

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também