Jairo Vaz, um dos responsáveis pelo posicionamento da Bahia, mais especificamente da região do Morro do Chapéu no mapa da vitivinicultura brasileira, faleceu nesta quarta-feira, 10 de dezembro. Segundo informações de amigos, Jairo não resistiu a complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca.
Fundador da vinícola Vaz, o engenheiro agrônomo foi um dos pioneiros no cultivo da uva em Morro do Chapéu, onde iniciou os trabalhos de pesquisas por volta de 2008, colocando isso em prática cerca de 10 anos depois, impulsionando um setor que hoje é muito representativo.
A vinícola Vaz atualmente produz diferentes castas de uvas viníferas e elabora vinhos tranquilos e espumantes premiados no Brasil e no exterior.
Em publicação no instagram da vinícola, centenas de comentários de amigos, produtores de uvas e vinhos, clientes e admiradores destacam a importância do produtor e de sua iniciativa para a região. No texto de despedida, a vinícola salienta os sonhos do produtor: “com visão, coragem e amor pelo que fazia, Jairo transformou sonhos em parreirais, trabalho em colheita e esforço em história. Foi por meio de suas mãos e de sua dedicação que a vinicultura criou raízes firmes em Morro do Chapéu. Ele acreditou quando poucos acreditavam, plantou quando ninguém ousava plantar — e deixou para todos nós o exemplo vivo de perseverança, inovação e paixão pela terra”.
Reportagem publicada no site Let’s Go Bahia, assinada pela jornalista Ana Virgínia Vilalva salienta experiência de Vaz com o uso eficiente da água, explicando que o produtor trouxe essa tecnologia para o Brasil: “seus projetos foram fundamentais para impulsionar a produção irrigada no Nordeste e fortalecer a agricultura baiana em níveis inéditos”, escreve a jornalista, que cedeu a publicação de parte de sua matéria, que pode ser conferida na íntegra aqui.
O Brasil de Vinhos lamenta a perda de Jairo, sempre simpático e solícito, empreendedor corajoso e incentivador da cultura da uva e do vinho no Nordeste brasileiro.
Foto: reprodução vinícola Vaz
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.


