Luis Gustavo da Silva Buske vence concurso Melhor Sommelier do RS pelo segundo ano consecutivo

Luis Gustavo da Silva Buske vence concurso Melhor Sommelier do RS pelo segundo ano consecutivo

Os vencedores da competição promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS)  em Bento Gonçalves

Luis Gustavo da Silva Buske foi levou o título de bicampeão no concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers. Buske conquistou o título pela segunda vez seguida, após a finalíssima que contou com um estreante em finais, Marcelo dos Santos, e com a campeã da primeira edição, Deisi da Costa.

Buske trabalha há 8 anos no Restaurante Braziolli, de Gramado, na Serra Gaúcha. Segundo ele o que o motivou a voltar a concorrer foi se desafiar a evoluir ainda mais, e também se preparar para o concurso de Melhor Sommelier do Brasil que será realizado no segundo semestre de 2023.

 

“Esse prêmio serve como um estímulo para continuar estudando. Participo desde a primeira edição e a cada ano o nível está mais elevado. É sempre muito difícil administrar o tempo sob pressão e exercer o serviço do vinho com os desafios que foram colocados”, resumiu.

O bicampeão iniciou a carreira como garçom e atualmente está na gerência do restaurante. Ele conta que faz parte do seu dia a dia a condução de um serviço formal, como é exigido no concurso, mas que os elementos-surpresas que foram colocados acabaram trazendo dificuldades extras na final.

“É importante que as empresas valorizem a profissão de sommelier porque ela é fundamental para que se amplie a cultura do vinho no país. Com mais conhecimento teremos um mercado mais maduro em todas as pontas”, defendeu.

Antes de anunciar o vencedor, o presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, destacou a coragem dos finalistas em se colocarem à prova. Segundo ele, a profissão de sommelier exige que os profissionais se exponham e quem ganha são os consumidores por contarem com um serviço com excelência cada vez maior.

Presidido por Mauricio Roloff (diretor da ABS-RS), o júri foi composto por Ricardo Morari (presidente da ABE), Patrícia Binz (ABS-RS); Angélica Brandalise (gestora do Sebrae RS), Marcelo Vargas (diretor da ABS-RS), Karina Licks Zini (gerente do Hotel e Spa do Vinho), Andreia Gentilini Milan (diretora da ABS-RS), Rodrigo Bellora (chef do Valle Rústico), Wallace Gonçalves (Melhor Sommelier do Brasil) de 2022), Lucia de León (INAVI), Jussara Konrad (gestora da Wine South America) , Michael Waller (escritor, autor do livro 101 vinhos brasileiros), Júlio César Kunz (presidente da ABS-RS), Gladimir Zanella (SEGH) e Marcos Graciani (ABS-RS).

Foto: Cleber Brauner  

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também