Marcelo dos Santos é o vencedor do 1º Desafio Sul-Brasileiro de Sommeliers, idealizado pelo Centro Europeu e transmitido pela Band TV Paraná. O sommelier gaúcho de 37 anos, natural de Frederico Westphalen, no norte do estado, venceu a disputa em cinco etapas, chegando em primeiro lugar entre os treze participantes iniciais. O resultado foi definido após a disputa da prova final: João Vitor Franzoni, do Paraná, ficou em segundo lugar e Rosa Fattori, do Rio Grande do Sul, em terceiro.
O Desafio Sul-Brasileiro de Sommeliers foi o primeiro reality show brasileiro a colocar o vinho como protagonista e destacar o trabalho do sommelier. Durante cinco semanas os competidores participaram de provas práticas e teóricas: conhecimentos sobre vinhos e regiões, serviço e harmonização foram avaliados por um júri composto por especialistas no setor.
“Para mim o momento mais difícil foi na prova do vinho branco. Quando me dei conta tinha feito o serviço pelo lado errado”, lembra Marcelo, “além disso a edição para televisão acabou não mostrando, mas nesse dia eu quebrei a rolha: pensei que ali tinha acabado a minha participação. Eu não achava que pudesse ganhar, porque a disputa estava muito parelha”, conta, “o nível dos candidatos era muito bom”.
Mas não foi isso o que aconteceu e ponto alto da participação do agora vencedor veio logo no programa seguinte. No quarto episódio, apresentado no dia 19 de julho, Marcelo praticamente ‘cravou’ o vinho servido às cegas aos jurados, apontando o Chile como país de origem e assegurando que o rótulo servido era um blend.
Além do título, Marcelo recebeu como prêmio uma viagem para a região de Mendoza, na Argentina, para onde deve embarcar com a esposa, nas próximas semanas. Mas mais que a vitória em uma disputa e uma viagem há muito almejada, o gaúcho ganha novas perspectivas pessoais e profissionais: “a partir de agora acredito que subo de patamar e me coloco ao lado de grandes profissionais do vinho, é um reconhecimento muito grande”, confessa, “estudei para isso, trabalhei para isso, bebi vinho para isso, é uma trajetória natural, mas nunca estamos totalmente preparados”.
Foto: Marcelo Santos, arquivo pessoal
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.