O Brasil é um mundo

O Brasil é um mundo

* Lucia Porto

Pode parecer exagero dizer isso, mas pensa: logo na entrada da maior feira de vinhos e destilados das Américas, milhares de pessoas foram recepcionadas por grande parte das 221 vinícolas brasileiras presentes.

Se vale aqui aquele chavão que a melhor impressão é a que fica, esse ‘mundão de gente’ que esteve na Prowine São Paulo durante três dias para conhecer e degustar produtos de diversos países começou da melhor forma possível.

Cada parada em um estande rendia um sorriso, uma gentileza, uma história e, claro, uma prova de um belo vinho.

Na Prowine os produtores brasileiros esbanjaram diversidade: apresentaram novas variedades de uvas, estilos de vinho diferenciados, produtos feitos a partir de vinhedos implantados em regiões onde chove muito, e também onde não chove quase nada.

Sacaram rolhas de garrafas de vinho produzido com uvas cultivadas em lugares muito frios, mas também outros muito quentes, assim como em regiões altas e outras nem tanto.

Tinha produtor de todos os cantos do Brasil – mais exatamente de 10 estados, além do Distrito Federal – vinhos de cultivo Tradicional , do Sul, da Dupla Poda, do Sudeste e Centro Oeste, e Tropical, do Nordeste.

Sim, somos únicos: é somente o Brasil que produz vinhos a partir destes três tipos de viticultura.

Degustamos rótulos produzidos por grandes empresas, que produzem milhões de litros e exportam pra outros países, mas também provamos o trabalho das pequenas, que fazem microlotes de 300, 200 ou até 100 garrafas apenas.

O Brasil é um mundo.

O Brasil é um mundo que produz belos vinhos pra beber na piscina, sem pensar muito, outros pro dia a dia, alguns quem sabe pra uma comemoração ou pra guardar pra um momento especial.

Produzimos também excelentes vinhos de guarda, aqueles vinhos de contemplação, pra tomar sozinhos, perdidos em meio aos nossos pensamentos.

Temos espumantes que acumulam diferentes premiações e sucos de uva que são objeto de pesquisa em diferentes países.

O Brasil é um mundo.

E um mundo feito de pessoas como as que aparecem no video publicado no insta @brasildevinhos: alegres, sorridentes e felizes por fazer negócios, encontrar os amigos e trabalhar com o que gostam – o vinho.

Um grande viva ao vinho brasileiro e às apaixonadas pessoas que fazem o vinho brasileiro.

* Lucia Porto é jornalista e sommelière, e junto com Caroline Dani, Luiz Gustavo Lovato e Róger Perotto, uma das sócias-fundadoras do Brasil de Vinhos

Foto: divulgação Prowine

Para sugestões de matérias escreve para [email protected].          

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.          

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.          

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco. 

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também