Os melhores espumantes do Brasil

Os melhores espumantes do Brasil

O 12o Concurso do Espumante Brasileiro foi  o maior da história do evento, reunindo 424 amostras de 93 vinícolas dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

A prova, realizada pela Associação Brasileira de Enologia em Garibaldi (RS) – capital Brasileira do Espumante – é o maior e único concurso que reúne 100% de espumantes nacionais, numa ação de promoção da bebida.

Os espumantes premiados foram avaliados por um painel de 45 degustadores, entre enólogos, sommeliers, especialistas e jornalistas, e os ganhadores foram os mais pontuados, respeitando o limite de 30%, seguindo normas internacionais da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

De todas as amostras inscritas, 126 foram premiadas com Medalha de Ouro e oito com Grande Medalha de Ouro, em uma avaliação que envolveu amostras de espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e de primeira fermentação (moscatéis).

Confira os ganhadores: 

Dra. Uva