(Variedade BRS Magna em Petrolina. Foto: Viviane Zanella/Embrapa)
São tantas opções disponíveis, mas qual delas escolher? Conheça os tipos de suco de uva e seus inúmeros impactos positivos na saúde do consumidor.
O suco de uva no Brasil é produzido em inúmeras regiões, apreciado por todas as idades e traz diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de Alzheimer e doenças cardiovasculares. Culturalmente difundida no país, a bebida vem tendo cada vez mais demanda do consumidor e os produtores já procuram se organizar para que a diferenciação entre os variados tipos de sucos fique mais clara através da utilização de um selo especial para os sucos de uva puros.
Visão nutricional
Com a chegada do verão e a necessidade de manter a hidratação em dia intensificada, o suco de uva pode ser um grande aliado. É o que destaca a nutricionista Bianca Cazarotto: “incentivamos as pessoas a consumirem líquidos de um modo geral: a água é a principal fonte de hidratação, mas outras bebidas não diuréticas também podem ser um recurso”, sugere a especialista. “O suco de uva, principalmente o integral, pode ser servido puro, levemente diluído na água ou até mesmo virar picolé. Existem diversas maneiras para usá-lo como fonte de hidratação”, completa.
Um dos principais motivos para o suco de uva ser uma recomendação tão valiosa é o seu principal componente, o Resveratrol, um composto vegetal presente em algumas plantas e frutas, encontrado na uva roxa em uma concentração maior. A nutricionista explica: “o suco de uva roxa possui propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, que são moléculas danosas para as nossas células”, esclarece Bianca. Além do Resveratrol, a fruta traz outros tipos de antioxidantes, contribuindo para que as células no nosso organismo se desenvolvam de maneira saudável e, dessa forma, auxiliam na prevenção do câncer. Estudos mostram ainda que o consumo regular de suco de uva por atletas pode servir como um repositor energético, reduzindo as reações de oxidação. Confira mais sobre no artigo de Letícia Flores da Silva publicado no site da Embrapa.
Além disso, o suco de uva também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Confira abaixo mais das vantagens trazidas pelo consumo do suco de uva de acordo com Caroline Dani, biomédica, sommelière e pesquisadora:
- Auxílio no funcionamento do sistema digestório e na saúde da microbiota
- Auxílio na prevenção de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer
- Reforço do sistema imunológico prevenindo infecções
- Retardo dos processos de envelhecimento
- Benefícios para gestantes como a prevenção de doenças da mãe e dos filhos
Suco de uva é para a família toda
Especialista em nutrição materno-infantil, mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Bianca Cazarotto lembra que vivemos numa Cultura em que o suco é um alimento muito consumido pelas crianças. Ela alerta que apesar de tantos benefícios parecerem muito atrativos, é preciso estar atento para as quantidades recomendadas: “tudo em excesso pode ser um problema”, salienta Bianca. A recomendação é de no máximo 120 ml por dia para os pequenos de 1 a 3 anos; 175 ml para quem tem entre 4 a 6 anos; 250 ml para as crianças e jovens de 7 a 18 anos e de 300 a 400 ml para adultos.
Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro, fundada em 2018, tomou a iniciativa de criar um mascote para atrair a atenção das crianças. A partir da ideia da especialista Caroline Dani nasceu o Purinho. “O suco de uva é um produto para a família toda. O Purinho mostra esse consumo familiar. A ideia foi trazer o olhar das crianças para o suco de uva, mas também atrair pai, mãe, vô, vó…” explica Caroline. Quem quiser saber mais sobre o Purinho pode acessar o site www.sucodeuvapuro.com.br/criancas.
Os tipos de suco de uva
Suco de uva puro
Suco 100% uva e só uva, sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes.
Suco de uva integral ou reconstituído
O suco que possui 100% de uva em sua composição e não leva adição de água e açúcar é considerado suco de uva integral. Já o reconstituído, é proveniente de um suco concentrado: “A vinícola utiliza o suco integral, concentra (retira a água) e reconstitui (coloca a água novamente) para elaborar o suco que vai para garrafa ou embalagem Tetra Pak”, explica a especialista.
Para diferenciar os dois no supermercado, Caroline ensina: “essa informação pode ser encontrada no rótulo ou no contrarrótulo: se você encontrar “suco de uva integral”, está levando um produto não reconstituído. Se você não encontrar, é reconstituído, e vem do suco concentrado”. Ambos os tipos podem conter ou não conservantes em sua composição.
Néctar ou bebida
É considerado néctar o produto que possui 50% de uva em sua composição e leva adição de água e açúcar. Já a bebida possui apenas 30% da fruta no total. Geralmente contém conservantes em sua composição.
Produto em pó
Não há nenhuma legislação que garanta que esse tipo de produto possua suco em sua composição.
Confusão nos supermercados
Dados do Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin), em 2023, demonstram que, apesar da queda de 2,7% na produção de uvas para industrialização, houve um aumento de 7,8% na produção de sucos de uva em relação ao ano anterior. Com tanta oferta nas prateleiras, como saber o que se está consumindo?
Para Luciano Rebellatto, presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o consumidor final acaba por não diferenciar os produtos da maneira adequada: “ao procurar por um suco ele observa as embalagens com cacho de uva e acaba levando muitas vezes o néctar quando tinha intenção de optar pelo suco integral”, explica. Mas então, como deixar tudo isso mais claro e acabar com essa confusão generalizada?
Aguinaldo José de Lima, diretor da Associação Brasileira do Suco de Uva Puro, explica que é necessário trabalhar por mudanças: “A ideia é realizar uma separação dos produtos mais evidenciada nas prateleiras dos estabelecimentos. Queremos fazer com que algumas das redes de supermercados adotem essa prática e sirvam de referência para as demais”, afirma. Aguinaldo conta ainda que a Associação surgiu de um movimento de vinícolas no Rio Grande do Sul, com um volume de produção grande do suco de uva puro. Esse grupo buscou, através de um programa de certificação, adicionar a sucos que contenham apenas uva o selo “Selo Suco de Uva Puro”.
Caroline Dani reforça: “todo esse processo para obtenção do selo é às cegas. É uma autorregulamentação, realizada por terceiros, sem envolvimento dos produtores”, explica. Com o selo baseado em critérios rigorosos de controle e auditoria, com análises feitas em laboratórios acreditados pelo Inmetro, hoje a Associação tem 16 produtores filiados e procura aumentar esse número para que o selo seja ainda mais valorizado. Para saber mais sobre, acesse: https://www.sucodeuvapuro.com.br/
Para sugestões de matérias escreva para pauta@brasildevinhos.com.br.