Garrafas falsificadas descobertas pela polícia na operação (foto: polícia de Pequim/reprodução VinoJoy)
No Brasil, quando se fala em mercado do vinho, muitas vezes falamos em contrabando, descaminho, fraude, irregularidades fiscais, tributárias. E cada vez mais outro crime tem aparecido nas manchetes, um crime que além de todas as sanções penais, é ainda mais grave, porque pode atentar contra a saúde dos consumidores: a falsificação de produtos.
Mas isso – claro e infelizmente – não acontece apenas no Brasil, mas no mundo todo.
Natalie Wang, jornalista chinesa especializada em vinhos baseada em Hong Kong, apurou informações e publicou uma reportagem impressionante que desvenda parte de um crime cometido contra grandes marcas do mundo do vinho, como Chateau Lafite Rothschild e o Chateau Mouton Rothschild.
Leia abaixo um trecho da matéria gentilmente cedida pela autora, em versão traduzida pela o português. Confira o texto na íntegra no site VinoJoy, aliás um excelente veículo para estar bem informado sobre o mercado internacional.
Polícia chinesa frustra operação de vinho falsificado sob encomenda
As autoridades chinesas desmantelaram uma elaborada operação de vinhos falsos em Pequim que envolve a produção e venda de vinhos de alta gama feitos sob encomenda – incluindo safras específicas de Bordeaux, o que aponta que os criminosos estão se tornando cada mais sofisticados na fraude.
A operação veio à tona em meados de novembro após uma denúncia e revelou uma sofisticada rede de fraudadores que são adeptos da falsificação de Bordeaux de alta gama, incluindo Chateau Lafite Rothschild e Chateau Mouton Rothschild.
Siga a leitura no site VinoJoy na íntegra, em inglês.