“Participar do programa foi uma escola incrível, a parceria com restaurantes nos deixou mais perto de quem provou nossos produtos e de quem quer conhecer a qualidade do vinho gaúcho”. A oportunidade bateu à porta e Jhonatan Marini, enólogo da Garbo Enologia Criativa, aproveitou para transformar a atuação da empresa, que antes captava clientes de forma orgânica através das visitas de quem explorava o roteiro Caminhos da Pedra, em Bento Gonçalves e quem se identificava com a história iniciada em 2015. A aproximação com estabelecimentos de Gastronomia de Porto Alegre (RS) rendeu parcerias, estabeleceu novos pontos de venda em locais diferentes e inseriu os rótulos da vinícola na rotina dos clientes que passaram a encontrá-los com mais facilidade. Antes apoiados no enoturismo local, a atuação agora é mais ativa na apresentação de sua produção, montando cartas de vinhos que harmonizam com o cardápio de cada local e promovendo a educação de mercado para um setor que anda de mãos dadas com o vitivinícola.
A Garbo esteve entre as 19 empresas que participaram da primeira edição do programa de aproximação comercial entre pequenas vinícolas gaúchas e restaurantes da capital gaúcha, em 2023. Para a segunda rodada, 14 estão confirmadas: Área15 Vinícola Boutique, Audace Wine, Berkano, Caetano Vicentino Vinhas & Vinhos, Garbo Enologia Criativa, Somacal Vinhos Únicos, Terra Fiel Vinhos, Torcello, Vaccaro Vinhos e Espumantes, Vallebello Vinhedos e Vinhos, Vinha Solo, Vinícola Belmonte, Vinícola Madre Terra e Vinícola Salvati.
Com 190 aproximações comerciais, 70 negócios fechados e R$ 60 mil rem vendas, os resultados da rodada de estreia empolgam os empresários do setor do vinho. Além do potencial para negócios, os participantes enxergam como possibilidade de fomentar o mercado nacional por meio de workshops, consultorias individuais, degustações, treinamentos, análises e sugestões.
“Representa a chance de incentivar a cultura e o consumo de vinhos nacionais, acesso e divulgação das nossas empresas, que sozinhos muitas vezes não conseguimos. E junto vem um aprendizado sobre a qualidade de nossos produtos. O Brasil tem a tradição de produzir vinhos, mas não tem a cultura do consumo, temos muita oportunidade de mercado pela frente”, contextualiza Paula Bremm Pessutto, diretora comercial e sommelier da vinícola Belmonte.
O aumento de 25% de rótulos brasileiros nas cartas de vinhos dos restaurantes que participaram demonstra o crescimento da indústria da viticultura brasileira. Foram incluídos 80 rótulos diferentes entre tintos, brancos, rosés, laranjas, espumantes, bag in box, licorosos e sucos. O uso de tecnologia e a criação de faculdades de enologia são apontados como alguns dos fatores que permitiram que as empresas locais competissem com os rótulos internacionais.
“Na história dos vinhos finos no Brasil, os produtos importados, principalmente da Argentina e do Chile, dominaram o mercado. Com o crescimento do setor de vitivinícola, hoje não temos nenhum medo de comparação com vinhos sul-americanos e europeus”, destaca Marini, da Garbo.
João Melo, proprietário do Gambrinus, o restaurante mais antigo do Rio Grande do Sul, usou os ensinamentos para sair do comum, conhecer novas uvas, inovar nos produtos e assim, formatar algo exclusivo para sua culinária.
“Antes nosso foco era mais em vinhos portugueses, chilenos e argentinos”, conta Melo. “O projeto veio em boa hora para montar uma carta de vinhos voltada para rótulos de pequenas vinícolas gaúchas. Agora o turista chega ao restaurante e conhece ótimas opções produzidas por aqui”, conta.
Mais informações sobre o programa de aproximação comercial entre pequenas vinícolas e restaurantes de Porto Alegre, promovido pela Abrasel e pelo Sebrae, podem ser obtidas através do e-mail angelicab@sebraers.com.br.
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