Que tal uma Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho?

Que tal uma Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho?

(imagem ilustrativa de Estação fabricada na República Tcheca)

Esta é a proposta de Guilherme Pasin para estimular a produção de micro e pequenos produtores de vinho.

O deputado reuniu representantes e lideranças do setor vitivinícola gaúcho na sede da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves para apresentar o projeto, que é um caminhão equipado com um envasador de vinho com capacidade para higienizar garrafas, engarrafar o vinho, colocar rolha ou screw cap e rótulo. Uma estrutura ideal para vinícolas familiares, pequenas e médias vinícolas e agroindústrias

A iniciativa poderá ser a primeira Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho do Rio Grande do Sul. “O modelo já é bastante utilizado na Argentina, Chile, França e Itália, com excelentes resultados. A tecnologia mantém a qualidade do vinho produzido, reduz os custos e aumenta a produção, especializando pequenas vinícolas. Isso gera competitividade ao produtor e incentiva o setor”, explica Pasin.

Para o projeto, o deputado vai indicar uma emenda parlamentar no valor de R$ 750 mil. A entrega simbólica da emenda aconteceu durante o evento. “Acreditamos que no primeiro semestre de 2024 os recursos estejam à disposição do Consevitis para fazer a compra do maquinário”, prevê Pasin.

O presidente da Uvibra, Daniel Panizzi, agradeceu ao deputado pelo trabalho em prol do setor, pontuou sobre os desafios ainda enfrentados e falou a respeito da proposta de reclassificação do vinho que tramita no Senado Federal. Para ele é fundamental a união e mobilização conjunta para a aprovação do projeto e conquistas futuras.

Pesquisando na internet para buscar uma foto encontramos uma matéria bem interessante, no site La Semana Vitivinícola, em espanhol. Confira clicando aqui.

A foto que ilustra esta matéria vem do site Unimarco, da República Tcheca.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também