Sindivinho RS passa a fazer parte do Consevitis-RS

Sindivinho RS passa a fazer parte do Consevitis-RS

Com essa associação cinco entidades estão unidas: Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho RS), Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU), Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi) e a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

Eduardo Piaia afirma que o alinhamento entre produção, cooperativismo e indústria é um sinal de amadurecimento do setor. “Com a entrada do Sindivinho RS, o setor vitivinícola fica ainda mais forte, trazendo mais participação e relevância para a definição das pautas e a construção do desenvolvimento da vitivinicultura gaúcha”, destaca o diretor-executivo do Consevitis-RS. O dirigente afirma ainda que a nova composição do Instituto deve ampliar a representatividade e a participação na construção das prioridades setoriais: produtores de uvas, indústrias vinícolas e cooperativas vitivinícolas.

O Sindivinho RS

Fundado em 1948, é uma entidade sindical patronal, que possui como objetivo estudar, coordenar, proteger e representar legalmente a categoria econômica das indústrias de vinhos e derivados. Atualmente, defende o interesse de mais de 400 vinícolas gaúchas. De acordo com o presidente do Sindivinho RS, José Virgilio Venturini (foto abaixo), a adesão do sindicato ao Consevitis-RS representa um passo importante no fortalecimento da atuação conjunta do setor vitivinícola gaúcho.

“A participação do Sindivinho RS amplia a representatividade da indústria vinícola e possibilita uma contribuição ativa nas discussões e decisões estratégicas, colaborando para o alinhamento institucional do setor e para a definição de políticas e ações que impactam todo o ambiente produtivo da uva e do vinho”, aponta Venturini. “Nosso papel será colaborar na construção de planos de trabalho eficientes, apoiar a correta aplicação dos recursos do Fundovitis e fortalecer ações que ampliem o consumo, a competitividade e a imagem da vitivinicultura gaúcha, sempre em sintonia com os demais elos da cadeia”, conclui.

 

Com informações da assessoria de imprensa do Consevitis-RS

Foto: topo: vinhedos da vinícola Aurora em Pinto Bandeira 2025, foto Brasil de Vinhos.  José Virgilio Venturini, foto divulgação Consevitis-RS

As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.

Os artigos assinados não refletem a opinião dos sócios do Brasil de Vinhos. Se quiseres sugerir um artigo ou uma reportagem, escreve para [email protected]

Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.

Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também