Em abril de 2024, poucos dias antes da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, ainda havia uma variedade de uvas por colher nos vinhedos da vinícola Sozo, na região de Campos de Cima da Serra, mais especificamente no município de Monte Alegre dos Campos, a cerca de 18 quilômetros de Vacaria: a Montepulciano, uva de origem italiana que tem como característica além de seu amadurecimento tardio a casca grossa, o que contribui com a intensidade de cor e presença de taninos – e também confere resistência à fruta. Pois essa uva suportou a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul e deu origem ao rótulo Sobrevivente, apresentado pela Sozo na Wine South America.
“Estávamos acompanhando a previsão do tempo para colher em maio, mas vimos que viria chuva forte”, diz o produtor Rodrigo Sozo. “No dia 30 de abril começou um dilúvio. Tentamos novamente no dia 2 de maio, depois dia 3, mas fomos conseguir só dia 7 de maio, quando a chuva deu uma trégua”, lembra.
Depois de tanta água, os produtores imaginaram perder toda a uva, mas a Montepulciano aguentou bem. “Realizamos uma colheita seletiva, descartamos cerca de 30% e aproveitamos a maior parte da uva em boas condições”, explica Sozo, “devido ao clima extremo as parreiras absorveram muita água, mas ainda assim conseguimos um vinho inesperado e histórico pelo momento em que vivemos”, resume, “fizemos de fermentação natural, com o que veio do vinhedo: o vinho expressa a condição climática extrema daquela situação”.
A parcela de 0,5 hectare do vinhedo colhido com a Montepulciano foi plantando em 2022 em uma área que originalmente tinha cultivo de Merlot e agora abriga também Sangiovese. A vinificação foi realizada na Vinha Solo, em Fazenda Souza, Caxias do Sul (RS). O lançamento único da Sozo teve um resultado muito melhor do que os produtores imaginavam: inicialmente pensaram em perda total, mas a uva resistiu bem e se transformou em um grande vinho, na avaliação de Rodrigo.
Para marcar o momento, um rótulo simbólico leva a assinatura do cartunista Ronaldo na ilustração. Nas imagens carregadas de simbologia a arca de Noé é personagem principal e conta a história, mas de uma forma leve: “Noé está tranquilo nas imagens, na certeza que o resultado do trabalho nesse vinho superou as expectativas”, finaliza Rodrigo.
Sobrevivente é também um fruto do absurdo de maio de 2024.
Acompanhe a cobertura da Wine South America pelo instagram do Brasil de Vinhos.
Fotos: divulgação e instagram vinícola Sozo
Para sugestões de matérias escreve para [email protected].
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.