E provavelmente também o primeiro concurso de suco de uva do mundo. Pelo menos isto é o que imaginam Mario Lucas Ieggli, presidente da Associação Brasileira de Enologia, e Fernanda Spinelli, que também faz parte da Instituição e é uma das integrantes da comissão responsável pela premiação. O concurso será um dos grandes destaques de um ano especial para a ABE, que em 2026 completa meio século de existência: “teremos um livro comemorativo, a 13ª edição do Brazil Wine Challenge, o Direto del viñedo, a Avaliação Nacional de Vinhos, o dia do Enólogo e uma grande festa para fechar o ano”, antecipa Ieggli.
O 1º concurso de suco de uva brasileiro será realizado entre os dias 9 e 11 de abril, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições das amostras – feitas por empresas e produtores com produtos registrados no MAPA, em conformidade com a legislação brasileira – podem ser feitas na ABE entre os dias 23 de fevereiro e 13 de março. A premiação será entregue no dia 11 de abril.

O concurso
“É uma forma de valorizarmos a produção de suco e destacarmos mais esse produto que tem uma boa composição fenólica e grande valor nutricional, uma bebida que pode ser consumida por pessoas de todas as idades, a partir de 1 a 2 anos de vida”, explica Fernanda Spinelli. A engenheira de alimentos que é delegada científica na Comissão de Enologia da Organização Internacional da Vinha e do Vinho explica que a intenção da ABE é, além de envolver enólogos experientes e acostumados com a produção de diferentes estilos de sucos, trazer também nutricionistas e médicos para o concurso, desta forma ampliando o leque de abrangência do tema: “e assim trazer pesquisadores de diferentes áreas, buscando cada vez mais disseminar a informação correta”.
O concurso vai destacar produtos em cinco diferentes categorias, privilegiando a análise sensorial, e premiar os destacados com medalhas mérito uva, platina e diamante, como forma de valorizar ainda mais os rótulos no mercado. Como é uma iniciativa inédita no mundo, com o objetivo de destacar um produto quase que exclusivamente brasileiro, ainda não há um padrão de comparação, um modelo no qual a ABE tenha se baseado: “não temos a chancela da OIV porque a Instituição ainda não tem nada regulamentado quando o assunto é suco de uva”, diz Ieggli, “esse não é o nosso objetivo, não vamos premiar apenas 30% das amostras como nos concursos de vinho”, explica o enólogo.
Quase tudo está sendo produzido a partir da experiência e das pesquisas dos especialistas envolvidos com a indústria do suco de uva: “concebemos uma ficha de avaliação especial, com alguns critérios similares aos da OIV nas questões de paladar, olfato e visual”, explica o presidente da ABE, “é parecido, mas os critérios não são iguais”. Fernanda Spinelli detalha que a ficha de avaliação foi ajustada: “fizemos uma adaptação que nos parece mais realista”, explica.
Podem participar todas as empresas e os produtores regulamentados e registrados no MAPA: “o objetivo é aumentar a visibilidade dos nossos sucos”, reforça Ieggli, “cada vez mais apresentamos uma altíssima qualidade, o consumidor brasileiro precisa prestigiar esse produto que o país carrega como um dos principais ou mesmo o principal produtor no mundo”.
Além do concurso em si os dias da avaliação deverão ser marcados também por debates e troca de conhecimento: “a ideia é talvez fazer uma semana técnica sobre o tema”, diz o presidente, com palestras sobre vendas, demandas, produção, nutrição, saúde e os benefícios do suco de uva, em uma programação que ainda está sendo construída.
Ieggli lembra que este será o primeiro evento, certamente uma oportunidade de aprender com acertos e erros, mas uma bela iniciativa que com certeza vai valorizar um produto genuinamente brasileiro.
Foto: variedade BRS Magna em Petrolina. Foto: Viviane Zanella/Embrapa
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Os artigos assinados não refletem a opinião dos sócios do Brasil de Vinhos. Se quiseres sugerir um artigo ou uma reportagem, escreve para [email protected]
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para [email protected] e fala conosco.


