O Chardonnay produzido com uvas de Encruzilhada do Sul pelo vinhateiro Daniel Lopes está na lista dos destaques da especialista Amanda Barnes.
Amanda Barnes, jornalista inglesa que mora em Mendoza e é autora do livro The South America Wine Guine – uma preciosidade para quem gosta de vinho, mais ainda sulamericano – listou seus 10 preferidos de 2023, e no topo da lista está o vinho produzido no Rio Grande do Sul.
“Me pegou totalmente de surpresa, estou muito orgulhoso”, comemora Daniel Lopes. “Representar o Brasil em uma lista feita por uma especialista em vinhos da América do Sul, pautada pela revista Decanter, uma das mais respeitadas do mundo é incrível”, completa. “Nosso trabalho aqui é muito sério, somos minuciosos desde a produção, o cultivo da uva, acompanhamos até o final, engarrafamento, todas as etapas”, complementa. “Mas sei o quanto é difícil conseguir atenção para vinho brasileiro no mercado, o mercado internacional não olha muito para vinho brasileiro”, desabafa.
A Vinhas do Tempo é uma vinícola boutique localizada em Monte Belo do Sul (RS), que vinifica cerca de 5 mil garrafas ao ano, numa produção super artesanal, toda feita no porão da casa do vinhateiro. O vinho degustado por Amanda Barnes em agosto deste ano – acompanhamos um trecho desta expedição, clique aqui e saiba mais – foi um Chardonnay 2021, com uvas de Encruzilhada do Sul, produzido, de acordo com Daniel, de maneira bem tradicional, com fermentação espontânea em barrica e maturado também em barricas, depois afinado em garrafa por cerca de um ano antes de ir para o mercado.
Para conhecer a lista completa e ler a matéria de Amanda Barnes na Decanter, clique aqui.
Para ler seu depoimento no site South American WIne Guide, clique aqui.