Vinho é história, arte e cultura

Vinho é história, arte e cultura

(Espaço Cultural Museu do Vinho Jundiaí.Foto Pedro Ribeiro)

Quando planejamos viajar para regiões produtoras de vinho, as primeiras paradas do itinerário geralmente envolvem degustações e passeios pelos vinhedos. Mas para quem busca entender um pouco do contexto histórico dos vinhos, museus são uma ótima pedida.

Separamos aqui quatro deles em três diferentes regiões do Brasil, um bom começo para quem  busca entender a cultura vitivinícola nacional.

Museu do Vinho Mário de Pellegrin

 (Foto: Arquivo do museu)

Localizado no centro do município de Videira (SC), este museu foi construído no ano de 1931 por padres Salvatorianos, com o objetivo de ser uma igreja. Anos depois, em 1983, foi comprado pela prefeitura e restaurado. Hoje, o tema central do prédio é a vitivinicultura, e conta com objetos utilizados pelos colonizadores no plantio, colheita e fabricação de vinho artesanal na cidade que teve seu nome inspirado pela grande produção de uva e vinho.

Horário de visitação:

De terça à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Domingos, das 14h às 17h30min.

O museu Mário de Pellegrin fica na rua Padre Anchieta, 344, em Videira (SC).

Espaço Cultural Museu do Vinho

(Foto: Pedro Ribeiro)

Em Jundiaí, interior de São Paulo, o Museu do Vinho já chama a atenção pela estrutura: é uma barrica de seis metros de altura e capacidade para 110 mil litros que simboliza o elo entre o presente e passado da imigração italiana na região. Inaugurado em 2002, a partir da iniciativa da família Brunholi e apoio das famílias Fontebasso e Bronzeri, o espaço resgata a tradição vitivinícola através de utensílios, fotos e documentos históricos. Além de ser um centro de preservação cultural, o local é um ponto de encontro para aqueles interessados em entender as raízes da vitivinicultura na região em uma experiência educativa e emocional.

Horário de visitação:

De terça a domingo, das 9h às 17h30

O Museu do Vinho de Jundiaí fica na avenida Humberto Cereser, 5920, em Jundiaí (SP)

Museu do Vinho da Vinícola Real D’Ouro

(Foto: Roteiro do Vinho)

Na cidade de São Roque, interior de São Paulo, o cidadão português José dos Santos Patto começou a produzir vinhos em 1919, quando tinha apenas 19 anos. Mais de um século depois, a empresa continua sua produção e hoje oferece aos interessados a possibilidade de conhecer o Museu do Vinho. No local, os visitantes têm a oportunidade de ver de perto maquinários antigos utilizados pela família, além de desfrutar de um espaço feito para degustações de vinhos e tábuas de frios.

Horário de visitação:

Quintas e sextas, das 10h às 17h

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

O Museu do Vinho da Vinícola Real D’Ouro fica na Estrada do Vinho km 1 – praça José dos Santos Patto, Estr. Velha de Gabriel Pizá, 14, São Roque (SP)

Parque temático da Vinícola Dal Pizzol

(Foto: Arquivo da vinícola)

 Localizada no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves (RS), o Parque Temático Dal Pizzol oferece uma variedade de atrativos que unem cultura e natureza. Durante uma visita guiada, os participantes podem desfrutar de uma experiência que percorre 140 anos de tradição em viticultura da família. Os espaços presentes no local são o Ecomuseu, a área de vinhedos do mundo – com cerca de 400 variedades de uvas – e uma Enoteca. Os visitantes também podem desfrutar de uma paisagem exuberante e degustar 5 rótulos selecionados pelo enólogo da casa.

Horário de visitação:

Segunda a sexta das 9h às 17h

Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h30.

O Parque temático da Vinícola Dal Pizzol fica na RS-431, KM 5 – Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves – RS

Para sugestões de reportagens escreva para pauta@brasildevinhos.com.br

Compartilhe esse conteúdo com alguém
que possa gostar também