Quinze vinícolas gaúchas serão as responsáveis pelos brindes de segunda-feira, 21 de outubro, na reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A ação, idealizada pela pela Secretaria Estadual de Turismo do RS com apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, tem apoio das vinícolas Cave de Pedra, Aurora, Lidio Carraro, Maison Forestier, Miolo, Peculiare, Pizzato, Vallontano, Capoani, Larentis, Titton, Almaúnica, Cave do Sol, Foppa & Ambrosi e Torcello, todas do Vale dos Vinhedos.
Fechada desde o dia 3 de maio, a pista do aeroporto da capital gaúcha voltou a receber um voo na manhã de sexta-feira, dia 18 de outubro (foto: Jefferson Botega/Agência RBS). Veio de Brasília o avião que trouxe uma comitiva de ministros que participaram da cerimônia de reabertura simbólica – a abertura oficial, já com rotina de voos regulares, vai acontecer com a chegada do avião da Azul originário de Campinas, que deverá pousar em Porto Alegre às 8h10 de segunda-feria, dia 21 de outubro.
A ação emblemática celebra com brindes de vinhos tranquilos e espumantes o início do restabelecimento de uma infraestrutura de transporte considerada essencial para o principal destino enoturístico do país. Os visitantes de fora do Rio Grande do Sul respondem por cerca de 70% do fluxo do Vale dos Vinhedos segundo dados da Aprovale referentes a 2023, a região, localizada a apenas 120 quilômetros de Porto Alegre conta com ampla infraestrutura de atendimento ao turista, mais de 580 leitos e acessos com pavimentação asfáltica. “A reabertura das operações no aeroporto da capital vem como incentivo à retomada da normalidade da movimentação turística no RS, sobretudo no Vale dos Vinhedos, que se aproxima da época da vindima, um período muito significativo em seu calendário receptivo”, comenta o presidente da associação, Ronaldo Zorzi.
Depois das cheias de maio, a movimentação turística chegou a cair perto de 90%, mas o fluxo vem sendo gradualmente restabelecido. No Vale dos Vinhedos, todas as condições de segurança e estrutura rodoviária para deslocamentos estão completamente funcionais e preparadas para receber o público. As vinícolas, por exemplo, dispõem de diversas ofertas de visitações (foto acima: Aprovale | Cesar Silvestro), todas com degustação de produtos envolvida. Além disso, há atrativos como a oportunidade de participar da colheita da uva (janeiro a março), fazer cursos e conhecer a gastronomia e cultura dos imigrantes.
Imagens: de topo, turistafulltime.com.
Para sugestões de matérias escreve para pauta@brasildevinhos.com.br.
As matérias publicadas em nosso site podem ser reproduzidas parcialmente, desde que constando o crédito para Brasil de Vinhos e publicando junto o link original da reportagem.
Para nos prestigiar e manter o Brasil de Vinhos atuando, assina nosso conteúdo exclusivo no feed do instagram.
Para anunciar, escreve para contato@brasildevinhos.com.br e fala conosco.