Ação de marketing proposta pela ampanha da Uvibra-Consevitis-RS reforça que os bons momentos da vida devem ser brindados com vinhos e espumantes brasileiros
O vinho é como a vida, não precisa ter hora nem lugar para ser apreciado: pode fazer parte do cotidiano das pessoas nas mais diversas situações: praia, bar, almoço de domingo, pizza com amigos, parque e, claro, restaurante. E esse é o objetivo da campanha “Vinho pode tudo. E tudo pede vinho”: chegar aos mais variados públicos. Atingir as pessoas que estão abertas a explorar o vinho como uma possibilidade diária, aquelas que já tomam vinho em determinados momentos da vida e quem já incorporou a bebida no seu estilo de vida.
A peça principal do conceito foi rodada no Rio de Janeiro e mostra, de forma leve e divertida, brasileiros em situações do dia a dia, em que vinhos e espumantes são sempre excelentes opções para celebrar. O investimento total da campanha contratada pelo Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) é de aproximadamente R$ 5 milhões.
De acordo com o gerente de Promoção para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, Rafael Conceição, a estratégia é evidenciar vinhos e espumantes como bebidas que devem estar no cotidiano, desde momentos simples até grandes celebrações. “O vinho brasileiro, que é rico e plural como o nosso País, conquista cada vez mais espaço e se consolida como a bebida do momento, portanto merece ser degustado e celebrado quando, como e onde for”, enfatiza.
A ação é apresentada em circunstância propícia, quando mais pessoas têm ingressado no mundo do vinho. “O ano de 2020 foi atípico, em função da pandemia, mas comprovou que existe um amplo público, acima de 18 anos, a ser conquistado pelo setor vinícola nacional”, aponta Conceição. Relatório anual da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) mostra que em 2020 o Brasil foi o país que mais cresceu no consumo, cerca de 18,4%, quando comparado a 2019. Dados da Ideal Consulting também reafirmam o bom momento, ao identificar que a comercialização cresceu 31%, saltando de 380 milhões de litros em 2019 para 500 milhões de litros no último ano, o que permitiu elevar o consumo per capita do brasileiro de 2 para 2,6 litros de vinho/ano. Nos últimos 12 meses, de outubro de 2020 a setembro de 2021, o mercado movimentou 492,5 milhões de litros, volume 2% superior ao mesmo período de 2019/2020.
Ferramentas de promoção do vinho brasileiro
A campanha também conta com quatro webséries, que totalizam mais de 20 episódios, e apresentam conteúdos educativos sobre vinhos, dicas de enoturismo e entretenimento para rechear a plataforma digital ‘Vinho Brasileiro’. A ferramenta é composta pelo site (www.vinhobrasileiro.org) e um aplicativo (Vinho Brasileiro), disponível nas lojas de aplicativos e compatível com celulares com sistema operacional Android e IOS.
O site comporta todo o conteúdo informativo, relevante e de entretenimento, com regiões produtoras, uvas, agenda do setor entre outros assuntos. Já o app, incentiva o enoturismo no Brasil e apresenta as principais vinícolas de cada região, para que o consumidor conheça cada vez mais sobre o vinho nacional e seus produtores. Também permite ao usuário, por exemplo, salvar vinícolas e atrações favoritas, criar roteiros personalizados de viagem, além de oferecer mapas interativos e listas com curadoria, com a indicação de passeios e atrações disponíveis de acordo com a região buscada.
Um grande diferencial do aplicativo é a área de benefícios exclusivos: as vinícolas associadas à Uvibra-Consevitis-RS podem oferecer descontos, brindes e outros benefícios para incentivar o consumidor a conhecer as atrações. “É um guia que possibilita experienciar regiões brasileiras produtoras de vinhos e conectar as vinícolas aos turistas que buscam atrações diferenciadas de enoturismo”, complementa Conceição.
Os canais digitais Facebook e Instagram (@vinho.brasileiro) e Youtube (Vinho Brasileiro) divulgarão e conectarão todas as ações. “Esse conjunto de movimentos impulsionará o conhecimento do mundo do vinho brasileiro e o consumo a diversos públicos-alvo, como consumidor final, formadores de opinião, trade, imprensa e até mesmo o mercado internacional, visto que a plataforma é multilíngue, apresentada em inglês, espanhol e chinês. Dessa forma, a plataforma torna-se o canal oficial de informações e divulgação do vinho brasileiro”, conclui o gerente de Promoção para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS.
Confira o filme da campanha https://www.youtube.com/watch?v=TY8hSonZpUQ.
Sobre o Consevitis-RS
A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.
(matéria com informações enviadas pela assessoria de imprensa da Uvibra-Consevitis-RS – foto: Monte Belo do Sul, por Germano Roberto Schüür)